Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moura, Henrique Gomes de | - |
dc.contributor.author | Dias, Felipe Nascimento | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Felipe Nascimento. Estudo qualitativo entre os métodos OTPA (Análise Operacional dos Caminhos de Transferência) e TPA (Análise dos Caminhos de Transferência) aplicados na medição do PassBy Noise utilizando o software Ansys. 2024. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo qualitativo simula e compara os métodos OTPA (Análise Operacional dos
Caminhos de Transferência) e TPA (Análise dos Caminhos de Transferência) possuindo
como base medição dos níveis de ruído gerados por veículos automotores, conforme esta belecido na Resolução 272/00 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e na
Norma Brasileira NBR 15145:2004. A análise é conduzida utilizando o software Ansys,
reconhecido por sua eficácia na modelagem e simulação de fenômenos físicos complexos.
O foco principal é avaliar a eficácia desses métodos na identificação e caracterização das
vias de transferência do ruído, proporcionando uma compreensão mais profunda dos fa tores que contribuem para a emissão sonora veicular. A Resolução 272/00 do CONAMA
estabelece padrões para emissão de ruídos provenientes de veículos automotores, visando
à preservação da qualidade ambiental. A norma NBR 15145:2004 complementa esse ce nário normativo, fornecendo diretrizes específicas para a medição e avaliação dos níveis
de ruído. A escolha do Ansys como ferramenta de análise destaca-se pela sua capacidade
de modelagem precisa, simulação de condições operacionais e interpretação robusta dos
resultados. A abordagem qualitativa visa fornecer insights sobre as vantagens e limitações
de cada método, contribuindo para aprimorar as práticas de medição e controle de ruído
veicular. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos - emissão sonora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos automotores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise Operacional dos Caminhos de Transferência (OTPA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise dos Caminhos de Transferência (TPA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ruído | pt_BR |
dc.title | Estudo qualitativo entre os métodos OTPA (Análise Operacional dos Caminhos de Transferência) e TPA (Análise dos Caminhos de Transferência) aplicados na medição do PassBy Noise utilizando o software Ansys | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T19:29:33Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T19:29:33Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41117 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This qualitative study simulates and compares the OTPA (Operational Transfer Path
Analysis) and TPA (Transfer Path Analysis) methods, based on the measurement of
noise levels generated by motor vehicles, as established by Resolution 272/00 of CONAMA
(National Council for the Environment) and Brazilian Standard NBR 15145:2004. The
analysis is conducted using the Ansys software, known for its effectiveness in modeling
and simulating complex physical phenomena. The main focus is to assess the effectiveness
of these methods in identifying and characterizing noise transfer paths, providing a deeper
understanding of the factors contributing to vehicle sound emissions. Resolution 272/00
of CONAMA sets standards for noise emissions from motor vehicles, aiming to preserve
environmental quality. Standard NBR 15145:2004 complements this regulatory framework
by providing specific guidelines for noise measurement and evaluation. The choice of Ansys
as an analysis tool stands out for its precise modeling, simulation of operational conditions,
and robust interpretation of results. The qualitative approach aims to provide insights into
the advantages and limitations of each method, contributing to the improvement of vehicle
noise measurement and control practices. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|