Título: | Dimensionamento de suspensão duplo A para mini quadriciclo TAO |
Autor(es): | Valadão, Thales Daniel Carvalho |
Orientador(es): | Viana, Rhander |
Assunto: | Automóveis Automóveis - sistema de suspensão |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 16-Jan-2025 |
Referência: | VALADÃO, Thales Daniel Carvalho. Dimensionamento de suspensão duplo A para
mini quadriciclo TAO. 2024. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Os sistemas de suspensão nada mais são do que um conjunto de peças mecânicas, hidráuli cas e/ou pneumáticas. O sistema proporciona uma ligação flexível do conjunto roda-pneu
com o chassi do veículo, tendo como objetivo o contato entre o pneu e o solo, mantendo
assim a segurança na direção e influenciando na performance do veículo, além da absor ção de impactos provenientes do solo, provendo assim conforto para seus ocupantes. Os
sistemas de suspensão podem ser divididos majoritariamente em dois grupos: os sistemas
de suspensão dependentes e independentes, cada um provendo características e resultados
únicos a depender do seu projeto. No presente trabalho, é proposto o dimensionamento e
métodos de fabricação de um sistema independente duplo A para a suspensão dianteira
de veículo mini quadriciclo da fabricante TAO, sendo o dimensionamento feito através do
modelo de 1/4 de veículo com o auxílio de ferramentas computacionais, as quais também
auxiliam no processo de validação analítica dos parâmetros encontrados. Ao decorrer deste
estudo foi mostrado o quão desafiador pode ser o processo de dimensionamento de um
sistema de suspensão tipo duplo A, entretanto, o mesmo pode ser executado através de
metodologias simples e objetivas, as quais geram resultados satisfatórios, onde obteve-se
um overshoot menor que 40% e um nível de tensão que gerou um fator de segurança de
3,82 para o braço superior e 1,51 para o braço inferior em condições extremas. Sendo
assim, foi possível alcançar os objetivos do presente estudo e demostrar sua confiabilidade
através de simulações. |
Abstract: | Suspension systems are nothing more than a set of mechanical, hydraulic, and/or pneu matic components. The system provides a flexible connection between the wheel-tire as sembly and the vehicle chassis, aiming for tire-to-ground contact to maintain driving safety
and influence vehicle performance. Additionally, it absorbs impacts from the road, pro viding comfort for occupants. Suspension systems can be mainly divided into two groups:
dependent and independent suspension systems, each offering unique characteristics and
outcomes depending on their design. In this study, the sizing and manufacturing methods
of an independent double A-arm system for the front suspension of a mini quad bike from
the TAO manufacturer are proposed. The sizing is carried out using a 1/4 vehicle model
with the assistance of computational tools, which also aid in the analytical validation of
the determined parameters, where an overshoot of less than 40% was obtained, and a
stress level that resulted in a safety factor of 3.82 for the upper arm and 1.51 for the
lower arm under extreme conditions. Throughout this study, it has been demonstrated
how challenging the process of sizing a double A-arm suspension system can be. However,
it can be carried out using simple and objective methodologies that yield satisfactory
results. Thus, it was possible to achieve the objectives of this study and demonstrate its
reliability through simulations. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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