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dc.contributor.advisorViana, Rhander-
dc.contributor.authorValadão, Thales Daniel Carvalho-
dc.identifier.citationVALADÃO, Thales Daniel Carvalho. Dimensionamento de suspensão duplo A para mini quadriciclo TAO. 2024. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.pt_BR
dc.description.abstractOs sistemas de suspensão nada mais são do que um conjunto de peças mecânicas, hidráuli cas e/ou pneumáticas. O sistema proporciona uma ligação flexível do conjunto roda-pneu com o chassi do veículo, tendo como objetivo o contato entre o pneu e o solo, mantendo assim a segurança na direção e influenciando na performance do veículo, além da absor ção de impactos provenientes do solo, provendo assim conforto para seus ocupantes. Os sistemas de suspensão podem ser divididos majoritariamente em dois grupos: os sistemas de suspensão dependentes e independentes, cada um provendo características e resultados únicos a depender do seu projeto. No presente trabalho, é proposto o dimensionamento e métodos de fabricação de um sistema independente duplo A para a suspensão dianteira de veículo mini quadriciclo da fabricante TAO, sendo o dimensionamento feito através do modelo de 1/4 de veículo com o auxílio de ferramentas computacionais, as quais também auxiliam no processo de validação analítica dos parâmetros encontrados. Ao decorrer deste estudo foi mostrado o quão desafiador pode ser o processo de dimensionamento de um sistema de suspensão tipo duplo A, entretanto, o mesmo pode ser executado através de metodologias simples e objetivas, as quais geram resultados satisfatórios, onde obteve-se um overshoot menor que 40% e um nível de tensão que gerou um fator de segurança de 3,82 para o braço superior e 1,51 para o braço inferior em condições extremas. Sendo assim, foi possível alcançar os objetivos do presente estudo e demostrar sua confiabilidade através de simulações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveispt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - sistema de suspensãopt_BR
dc.titleDimensionamento de suspensão duplo A para mini quadriciclo TAOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T18:35:58Z-
dc.date.available2025-01-16T18:35:58Z-
dc.date.submitted2024-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41115-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Suspension systems are nothing more than a set of mechanical, hydraulic, and/or pneu matic components. The system provides a flexible connection between the wheel-tire as sembly and the vehicle chassis, aiming for tire-to-ground contact to maintain driving safety and influence vehicle performance. Additionally, it absorbs impacts from the road, pro viding comfort for occupants. Suspension systems can be mainly divided into two groups: dependent and independent suspension systems, each offering unique characteristics and outcomes depending on their design. In this study, the sizing and manufacturing methods of an independent double A-arm system for the front suspension of a mini quad bike from the TAO manufacturer are proposed. The sizing is carried out using a 1/4 vehicle model with the assistance of computational tools, which also aid in the analytical validation of the determined parameters, where an overshoot of less than 40% was obtained, and a stress level that resulted in a safety factor of 3.82 for the upper arm and 1.51 for the lower arm under extreme conditions. Throughout this study, it has been demonstrated how challenging the process of sizing a double A-arm suspension system can be. However, it can be carried out using simple and objective methodologies that yield satisfactory results. Thus, it was possible to achieve the objectives of this study and demonstrate its reliability through simulations.pt_BR
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