Título: | Desafios na implementação de laboratórios de informática: um estudo de caso do laboratório do colégio Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Brasília/DF |
Autor(es): | Tuboiti, Kelson Jônatas Silva |
Orientador(es): | Fernandes, Jorge Henrique Cabral |
Assunto: | Laboratório de informática - uso na escola Escolas públicas Laboratório de informática |
Data de apresentação: | 19-Nov-2024 |
Data de publicação: | 13-Jan-2025 |
Referência: | TUBOITI, Kelson Jônatas Silva. Desafios na implementação de laboratórios de informática: um estudo de caso do laboratório do colégio Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Brasília/DF. 2024. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho acadêmico tem como objetivo principal investigar as ações educacionais
desenvolvidas no laboratório de informática do Centro de Ensino Médio Paulo Freire e
analisar estratégias eficazes para a gestão de recursos tecnológicos que comumente são
ofertados a espaços como esse, considerando se tratar de ambiente inserido em colégio
público no Brasil. A pesquisa aborda, dentre outras coisas, se há manutenção dos equipamentos, formação continuada dos professores e elaboração de projetos pedagógicos que
envolvem a utilização do laboratório. A metodologia adotada baseia-se em um estudo
de caso, utilizando questionários direcionados a gestores, professor responsável pelo laboratório e alunos do ensino médio. As perguntas que foram deenvolvidas buscam explorar desde a frequência de utilização do espaço à percepção sobre a eficácia dos recursos
disponíveis e os benefícios percebidos no aprendizado. O prévio conhecimento do autor
da pesquisa acerca da escola indica desafios relacionados à infraestrutura do laboratório
de informática, evidenciando a necessidade de investimentos em manutenção preventiva.
Além disso, destaca-se a importância da integração efetiva da tecnologia nas práticas
pedagógicas. As proposições de estudo sugerem a implementação de programas de formação continuada, a adoção de práticas de manutenção preventiva e a elaboração de
projetos pedagógicos específicos como estratégias fundamentais para aprimorar a gestão
de recursos tecnológicos no contexto do laboratório. Este estudo visa contribuir para a
compreensão dos desafios enfrentados por diversas escolas públicas brasileiras na gestão
de laboratórios de informática, oferecendo apontamentos que podem ser usadas como base
para melhorias futuras. |
Abstract: | The main objective of this academic work is to investigate the educational activities developed in the computer lab of the Paulo Freire High School and to analyze effective
strategies for managing technological resources that are commonly offered to spaces like
this, considering that it is an environment inserted in a public school in Brazil. The
research addresses, among other things, whether there is maintenance of the equipment,
continued training of teachers and the development of pedagogical projects that involve
the use of the laboratory and, consequently, successful technological management. The
methodology adopted is based on a case study, using questionnaires directed to managers, the teacher responsible for the laboratory and high school students. The questions
that were developed seek to explore everything from the frequency of use of the space to
the perception of the effectiveness of the available resources and the benefits perceived
in learning. The author’s prior knowledge of the school indicates challenges related to
the infrastructure of the computer lab, evidencing the need for investments in preventive maintenance. In addition, the importance of effectively integrating technology into
pedagogical practices is highlighted. The study proposals suggest the implementation
of continuing education programs, the adoption of preventive maintenance practices and
the development of specific pedagogical projects as fundamental strategies to improve the
management of technological resources in the laboratory context. This study aims to contribute to the understanding of the challenges faced by several Brazilian public schools in
the management of computer labs, offering insights that can be used as a basis for future
improvements. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.