Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41099
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ KelsonJonatasSilvaTuboiti_tcc.pdf888,18 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Jorge Henrique Cabral-
dc.contributor.authorTuboiti, Kelson Jônatas Silva-
dc.identifier.citationTUBOITI, Kelson Jônatas Silva. Desafios na implementação de laboratórios de informática: um estudo de caso do laboratório do colégio Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Brasília/DF. 2024. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho acadêmico tem como objetivo principal investigar as ações educacionais desenvolvidas no laboratório de informática do Centro de Ensino Médio Paulo Freire e analisar estratégias eficazes para a gestão de recursos tecnológicos que comumente são ofertados a espaços como esse, considerando se tratar de ambiente inserido em colégio público no Brasil. A pesquisa aborda, dentre outras coisas, se há manutenção dos equipamentos, formação continuada dos professores e elaboração de projetos pedagógicos que envolvem a utilização do laboratório. A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso, utilizando questionários direcionados a gestores, professor responsável pelo laboratório e alunos do ensino médio. As perguntas que foram deenvolvidas buscam explorar desde a frequência de utilização do espaço à percepção sobre a eficácia dos recursos disponíveis e os benefícios percebidos no aprendizado. O prévio conhecimento do autor da pesquisa acerca da escola indica desafios relacionados à infraestrutura do laboratório de informática, evidenciando a necessidade de investimentos em manutenção preventiva. Além disso, destaca-se a importância da integração efetiva da tecnologia nas práticas pedagógicas. As proposições de estudo sugerem a implementação de programas de formação continuada, a adoção de práticas de manutenção preventiva e a elaboração de projetos pedagógicos específicos como estratégias fundamentais para aprimorar a gestão de recursos tecnológicos no contexto do laboratório. Este estudo visa contribuir para a compreensão dos desafios enfrentados por diversas escolas públicas brasileiras na gestão de laboratórios de informática, oferecendo apontamentos que podem ser usadas como base para melhorias futuras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLaboratório de informática - uso na escolapt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordLaboratório de informáticapt_BR
dc.titleDesafios na implementação de laboratórios de informática: um estudo de caso do laboratório do colégio Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Brasília/DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-13T22:00:11Z-
dc.date.available2025-01-13T22:00:11Z-
dc.date.submitted2024-11-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41099-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this academic work is to investigate the educational activities developed in the computer lab of the Paulo Freire High School and to analyze effective strategies for managing technological resources that are commonly offered to spaces like this, considering that it is an environment inserted in a public school in Brazil. The research addresses, among other things, whether there is maintenance of the equipment, continued training of teachers and the development of pedagogical projects that involve the use of the laboratory and, consequently, successful technological management. The methodology adopted is based on a case study, using questionnaires directed to managers, the teacher responsible for the laboratory and high school students. The questions that were developed seek to explore everything from the frequency of use of the space to the perception of the effectiveness of the available resources and the benefits perceived in learning. The author’s prior knowledge of the school indicates challenges related to the infrastructure of the computer lab, evidencing the need for investments in preventive maintenance. In addition, the importance of effectively integrating technology into pedagogical practices is highlighted. The study proposals suggest the implementation of continuing education programs, the adoption of preventive maintenance practices and the development of specific pedagogical projects as fundamental strategies to improve the management of technological resources in the laboratory context. This study aims to contribute to the understanding of the challenges faced by several Brazilian public schools in the management of computer labs, offering insights that can be used as a basis for future improvements.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.