Título: | Comportamento do consumidor no setor automotivo : um estudo sobre a percepção de atributos dos consumidores em automóveis de passeio chineses |
Autor(es): | Melo, Mateus Leite Martins |
Orientador(es): | Dias, Maria Amélia de Paula |
Assunto: | Atributo de produto Decisão de compra China Setor automotivo Combustíveis |
Data de apresentação: | 5-Set-2024 |
Data de publicação: | 17-Dez-2024 |
Referência: | MELO, Mateus Leite Martins. Comportamento do consumidor no setor automotivo: um estudo sobre a percepção de atributos dos consumidores em automóveis de passeio chineses. 2024. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral identificar os atributos que influenciam a
compra de carros de passeio chineses novos. O foco do trabalho é o setor
automotivo, devido ao crescimento significativo das montadoras chinesas no
mercado global nos últimos anos. Diante desse cenário, torna-se essencial
investigar a percepção dos consumidores em relação a esses veículos, para
compreender como as marcas chinesas estão sendo recebidas e quais
características são mais valorizadas ou rejeitadas pelos consumidores. A pesquisa
foi de cunho exploratório, com abordagem quantitativa, cujo instrumento de coleta
de dados foi um questionário. A análise das respostas válidas obtidas foi realizada
por meio de uma análise descritiva de dados. Observou-se que os consumidores
têm um bom nível de reconhecimento das marcas chinesas. Além disso, teve-se
como resultado a relevância de cada um dos quatro grupos de atributos: “Custos”,
“Desempenho”, “Conforto” e “Imagem”, prevalecentes na decisão de compra os
grupos de atributos “Custos” e “Conforto”. No contexto das fontes de opinião no
processo de decisão de compra, foi possível constatar que os consumidores são
mais influenciados por avaliações de outros consumidores nas redes sociais e
opiniões de especialistas e autoridades no assunto, indicando uma preferência por
fontes que oferecem experiências reais ou análises especializadas. Por último, ao
comparar os motivos pelos quais os consumidores optam por um carro de passeio
chinês novo em vez de um veículo de outra marca, observou-se que os carros
chineses são vistos como uma combinação atraente de tecnologia e inovação a um
custo acessível. Em contraste, os veículos de marcas não chinesas são percebidos
como mais confiáveis e com um pós-venda em que os consumidores têm mais
confiança. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.