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Título: Comportamento do consumidor no setor automotivo : um estudo sobre a percepção de atributos dos consumidores em automóveis de passeio chineses
Autor(es): Melo, Mateus Leite Martins
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Atributo de produto
Decisão de compra
China
Setor automotivo
Combustíveis
Data de apresentação: 5-Set-2024
Data de publicação: 17-Dez-2024
Referência: MELO, Mateus Leite Martins. Comportamento do consumidor no setor automotivo: um estudo sobre a percepção de atributos dos consumidores em automóveis de passeio chineses. 2024. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral identificar os atributos que influenciam a compra de carros de passeio chineses novos. O foco do trabalho é o setor automotivo, devido ao crescimento significativo das montadoras chinesas no mercado global nos últimos anos. Diante desse cenário, torna-se essencial investigar a percepção dos consumidores em relação a esses veículos, para compreender como as marcas chinesas estão sendo recebidas e quais características são mais valorizadas ou rejeitadas pelos consumidores. A pesquisa foi de cunho exploratório, com abordagem quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário. A análise das respostas válidas obtidas foi realizada por meio de uma análise descritiva de dados. Observou-se que os consumidores têm um bom nível de reconhecimento das marcas chinesas. Além disso, teve-se como resultado a relevância de cada um dos quatro grupos de atributos: “Custos”, “Desempenho”, “Conforto” e “Imagem”, prevalecentes na decisão de compra os grupos de atributos “Custos” e “Conforto”. No contexto das fontes de opinião no processo de decisão de compra, foi possível constatar que os consumidores são mais influenciados por avaliações de outros consumidores nas redes sociais e opiniões de especialistas e autoridades no assunto, indicando uma preferência por fontes que oferecem experiências reais ou análises especializadas. Por último, ao comparar os motivos pelos quais os consumidores optam por um carro de passeio chinês novo em vez de um veículo de outra marca, observou-se que os carros chineses são vistos como uma combinação atraente de tecnologia e inovação a um custo acessível. Em contraste, os veículos de marcas não chinesas são percebidos como mais confiáveis e com um pós-venda em que os consumidores têm mais confiança.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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