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dc.contributor.advisorDias, Maria Amélia de Paula-
dc.contributor.authorMelo, Mateus Leite Martins-
dc.identifier.citationMELO, Mateus Leite Martins. Comportamento do consumidor no setor automotivo: um estudo sobre a percepção de atributos dos consumidores em automóveis de passeio chineses. 2024. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral identificar os atributos que influenciam a compra de carros de passeio chineses novos. O foco do trabalho é o setor automotivo, devido ao crescimento significativo das montadoras chinesas no mercado global nos últimos anos. Diante desse cenário, torna-se essencial investigar a percepção dos consumidores em relação a esses veículos, para compreender como as marcas chinesas estão sendo recebidas e quais características são mais valorizadas ou rejeitadas pelos consumidores. A pesquisa foi de cunho exploratório, com abordagem quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário. A análise das respostas válidas obtidas foi realizada por meio de uma análise descritiva de dados. Observou-se que os consumidores têm um bom nível de reconhecimento das marcas chinesas. Além disso, teve-se como resultado a relevância de cada um dos quatro grupos de atributos: “Custos”, “Desempenho”, “Conforto” e “Imagem”, prevalecentes na decisão de compra os grupos de atributos “Custos” e “Conforto”. No contexto das fontes de opinião no processo de decisão de compra, foi possível constatar que os consumidores são mais influenciados por avaliações de outros consumidores nas redes sociais e opiniões de especialistas e autoridades no assunto, indicando uma preferência por fontes que oferecem experiências reais ou análises especializadas. Por último, ao comparar os motivos pelos quais os consumidores optam por um carro de passeio chinês novo em vez de um veículo de outra marca, observou-se que os carros chineses são vistos como uma combinação atraente de tecnologia e inovação a um custo acessível. Em contraste, os veículos de marcas não chinesas são percebidos como mais confiáveis e com um pós-venda em que os consumidores têm mais confiança.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtributo de produtopt_BR
dc.subject.keywordDecisão de comprapt_BR
dc.subject.keywordChinapt_BR
dc.subject.keywordSetor automotivopt_BR
dc.subject.keywordCombustíveispt_BR
dc.titleComportamento do consumidor no setor automotivo : um estudo sobre a percepção de atributos dos consumidores em automóveis de passeio chinesespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T14:11:37Z-
dc.date.available2024-12-17T14:11:37Z-
dc.date.submitted2024-09-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40995-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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