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Título: Nível de aderência dos objetivos do desenvolvimento sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES/MEC N° 01/2024
Autor(es): Corrêa, Aldair Charles de Almeida
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Desenvolvimento sustentável
Ciências Contábeis - estudantes
Data de apresentação: 4-Set-2024
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: CORRÊA, Aldair Charles de Almeida. Nível de aderência dos objetivos do desenvolvimento sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES/MEC N° 01/2024. 2024. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de aderência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES n° 01/2024 do Ministério da Educação. Para tal, utilizou-se da avaliação documental e qualitativa, com uma análise de conteúdo, a partir da avaliação de 17 ODS, desdobradas em 89 subcategorias para verificação da conformidade com a Resolução mencionada. Os resultados obtidos revelaram que a categoria do ODS indireta possui maior aderência do que os ODS considerada direta, com 45% de aderência, indicando uma integração com os aspetos importantes como igualdade de gênero, erradicação da pobreza e parcerias globais. Em contraponto, a categoria considerada neutra não apresentou uma aderência significativa com a resolução. Ao examinar a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a educação contábil, este estudo apresenta uma contribuição significativa para a área científica, identificando avanços e lacunas a preencher. A pesquisa enfatiza a importância de uma formação em contabilidade que não apenas capacite profissionais qualificados, mas também esteja alinhada com a agenda global de sustentabilidade, promovendo práticas que promovam o desenvolvimento sustentável. Estudos futuros podem aplicar essa análise a outros campos educacionais para melhorar nossa compreensão dessa integração e ou relação.
Abstract: This study aimed to evaluate the level of adherence of the Sustainable Development Goals (SDGs) to the curricular guidelines of Resolution CNE/CES No. 01/2024 of the Ministry of Education. To achieve this, a documentary and qualitative analysis was conducted, utilizing content analysis based on the evaluation of 17 SDGs, broken down into 89 subcategories to verify compliance with the mentioned Resolution. The results revealed that the indirectly related SDG category has greater adherence than the directly related SDGs, with 45% adherence, indicating integration with important aspects such as gender equality, poverty eradication, and global partnerships. In contrast, the neutral category did not show significant adherence to the resolution. By examining the relationship between the Sustainable Development Goals and accounting education, this study provides a significant contribution to the scientific field, identifying both progress and gaps that need to be addressed. The research emphasizes the importance of accounting education that not only trains qualified professionals but also aligns with the global sustainability agenda, promoting practices that foster sustainable development. Future studies may apply this analysis to other educational fields to enhance our understanding of this integration or relationship.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
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