Título: | Nível de aderência dos objetivos do desenvolvimento sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES/MEC N° 01/2024 |
Autor(es): | Corrêa, Aldair Charles de Almeida |
Orientador(es): | Botelho, Ducineli Régis |
Assunto: | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Desenvolvimento sustentável Ciências Contábeis - estudantes |
Data de apresentação: | 4-Set-2024 |
Data de publicação: | 16-Dez-2024 |
Referência: | CORRÊA, Aldair Charles de Almeida. Nível de aderência dos objetivos do desenvolvimento sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES/MEC N° 01/2024. 2024. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de aderência dos Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES n° 01/2024
do Ministério da Educação. Para tal, utilizou-se da avaliação documental e qualitativa, com
uma análise de conteúdo, a partir da avaliação de 17 ODS, desdobradas em 89 subcategorias
para verificação da conformidade com a Resolução mencionada. Os resultados obtidos
revelaram que a categoria do ODS indireta possui maior aderência do que os ODS considerada
direta, com 45% de aderência, indicando uma integração com os aspetos importantes como
igualdade de gênero, erradicação da pobreza e parcerias globais. Em contraponto, a categoria
considerada neutra não apresentou uma aderência significativa com a resolução. Ao examinar
a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a educação contábil, este
estudo apresenta uma contribuição significativa para a área científica, identificando avanços e
lacunas a preencher. A pesquisa enfatiza a importância de uma formação em contabilidade que
não apenas capacite profissionais qualificados, mas também esteja alinhada com a agenda
global de sustentabilidade, promovendo práticas que promovam o desenvolvimento
sustentável. Estudos futuros podem aplicar essa análise a outros campos educacionais para
melhorar nossa compreensão dessa integração e ou relação. |
Abstract: | This study aimed to evaluate the level of adherence of the Sustainable Development
Goals (SDGs) to the curricular guidelines of Resolution CNE/CES No. 01/2024 of the Ministry
of Education. To achieve this, a documentary and qualitative analysis was conducted, utilizing
content analysis based on the evaluation of 17 SDGs, broken down into 89 subcategories to
verify compliance with the mentioned Resolution. The results revealed that the indirectly
related SDG category has greater adherence than the directly related SDGs, with 45%
adherence, indicating integration with important aspects such as gender equality, poverty
eradication, and global partnerships. In contrast, the neutral category did not show significant
adherence to the resolution. By examining the relationship between the Sustainable
Development Goals and accounting education, this study provides a significant contribution to
the scientific field, identifying both progress and gaps that need to be addressed. The research
emphasizes the importance of accounting education that not only trains qualified professionals
but also aligns with the global sustainability agenda, promoting practices that foster sustainable
development. Future studies may apply this analysis to other educational fields to enhance our
understanding of this integration or relationship. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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