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dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorCorrêa, Aldair Charles de Almeida-
dc.identifier.citationCORRÊA, Aldair Charles de Almeida. Nível de aderência dos objetivos do desenvolvimento sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES/MEC N° 01/2024. 2024. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo avaliar o nível de aderência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES n° 01/2024 do Ministério da Educação. Para tal, utilizou-se da avaliação documental e qualitativa, com uma análise de conteúdo, a partir da avaliação de 17 ODS, desdobradas em 89 subcategorias para verificação da conformidade com a Resolução mencionada. Os resultados obtidos revelaram que a categoria do ODS indireta possui maior aderência do que os ODS considerada direta, com 45% de aderência, indicando uma integração com os aspetos importantes como igualdade de gênero, erradicação da pobreza e parcerias globais. Em contraponto, a categoria considerada neutra não apresentou uma aderência significativa com a resolução. Ao examinar a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a educação contábil, este estudo apresenta uma contribuição significativa para a área científica, identificando avanços e lacunas a preencher. A pesquisa enfatiza a importância de uma formação em contabilidade que não apenas capacite profissionais qualificados, mas também esteja alinhada com a agenda global de sustentabilidade, promovendo práticas que promovam o desenvolvimento sustentável. Estudos futuros podem aplicar essa análise a outros campos educacionais para melhorar nossa compreensão dessa integração e ou relação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)pt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordCiências Contábeis - estudantespt_BR
dc.titleNível de aderência dos objetivos do desenvolvimento sustentável às diretrizes curriculares da Resolução CNE/CES/MEC N° 01/2024pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-16T12:33:44Z-
dc.date.available2024-12-16T12:33:44Z-
dc.date.submitted2024-09-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40959-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to evaluate the level of adherence of the Sustainable Development Goals (SDGs) to the curricular guidelines of Resolution CNE/CES No. 01/2024 of the Ministry of Education. To achieve this, a documentary and qualitative analysis was conducted, utilizing content analysis based on the evaluation of 17 SDGs, broken down into 89 subcategories to verify compliance with the mentioned Resolution. The results revealed that the indirectly related SDG category has greater adherence than the directly related SDGs, with 45% adherence, indicating integration with important aspects such as gender equality, poverty eradication, and global partnerships. In contrast, the neutral category did not show significant adherence to the resolution. By examining the relationship between the Sustainable Development Goals and accounting education, this study provides a significant contribution to the scientific field, identifying both progress and gaps that need to be addressed. The research emphasizes the importance of accounting education that not only trains qualified professionals but also aligns with the global sustainability agenda, promoting practices that foster sustainable development. Future studies may apply this analysis to other educational fields to enhance our understanding of this integration or relationship.pt_BR
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