Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_NathaliaLimaDeSouza_tcc.pdf7,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistemas de recomendação : uma análise das interações de usuários da informação a partir da psicologia da personalidade
Autor(es): Souza, Nathália Lima de
Orientador(es): Silva, Márcio Bezerra da
Assunto: Sistemas de recomendação
Psicologia da personalidade
Bibliotecas - estudo de usuários
Usuários de bibliotecas
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 9-Dez-2024
Referência: SOUZA, Nathália Lima de. Sistemas de recomendação: uma análise das interações de usuários da informação a partir da psicologia da personalidade. 2024. 166 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Pesquisa que investiga a interação de usuários em Sistemas de Recomendação a partir da Psicologia da Personalidade, considerando a Teoria dos Cinco Grande Fatores (Big Five Theory). Fundamenta a pesquisa em três grandes partes: Psicologia, com foco na Psicologia da Personalidade, Estudo de Usuários, considerando os tipos de usuários da informação, a tríade necessidade, demanda e uso, modelos teóricos e técnicas para a coleta de dados; Sistemas de Recomendação, considerando suas diferentes tipologias e estratégias de recomendação, inclusive no contexto das bibliotecas. Caracteriza-se como uma pesquisa que se utiliza do método dedutivo, da natureza básica, do caráter descritivo e exploratório e das pesquisas bibliográfica e documental como procedimentos técnicos. Adota uma abordagem dúbia, ou seja, qualitativa e quantitativa, que orientaram na construção do instrumento de coleta de dados, do tipo semi-estruturado, aplicado a uma amostragem de estudantes da Universidade de Brasília. Resulta em uma amostragem composta, em sua maioria, por estudantes do Curso de Biblioteconomia, matriculados no 10° semestre, que se definem como usuários reais de sistemas de recomendação e que possuem a abertura à experiência como o traço de personalidade (score positivo) mais evidente, enquanto conscienciosidade e extroversão são os traços mais identificados entre os scores negativos. Constata que as principais necessidades que motivam o uso de sistemas de recomendação são as necessidades pessoais, que a maioria dos participantes relatou ter identificado novas necessidades ao utilizar um sistema do tipo e que entre as características positivas das recomendações destacam-se a relevância, enquanto a descontextualização é vista como uma característica negativa. Verifica-se, ainda, que o tipo de Sistema de Recomendação mais citado é o híbrido, com redes sociais sendo as mais frequente, ao passo que a maioria dos participantes demonstrou apoio à implementação desses sistemas em bibliotecas, tendo a adoção por sistema de recomendação automatizado, via chatbot, como a preferência. Concluiu-se que os traços de personalidade se fazem presentes em diferentes aspectos de interação, tendo abertura à experiência o mais recorrente, quando os indivíduos buscam informações novas e diversificadas e se mostram favoráveis à implementação de sistemas híbridos em bibliotecas, conscienciosidade se destaca pela criação de novas demandas, neuroticismo pelas opiniões críticas sobre a qualidade das recomendações, agradabilidade devido à desconfiança nos Sistemas de Recomendação e extroversão pelo não interesse aos sistemas do tipo colaborativos, pois requerem a necessidade de maior interação social entre os usuários.
Abstract: Research investigating user interaction with Recommendation Systems from the perspective of Personality Psychology, considering the Big Five Theory. The research is based in three major parts: Psychology, with a focus on Personality Psychology; User Studies, considering different types of information users, the triad of need, demand, and use, theoretical models, and data collection techniques; and Recommendation Systems, considering their different typologies and recommendation strategies, including in the context of libraries. It is characterized as research employing the deductive method, with a basic nature, descriptive and exploratory character, and bibliographic and documentary research as technical procedures. A dual approach was adopted, both qualitative and quantitative, which guided the construction of the semi-structured data collection instrument, applied to a sample of students from the University of Brasília. The sample is mostly composed of Library Science students enrolled in the 10th semester, who define themselves as actual users of recommendation systems and who display openness to experience as the most evident personality trait (positive score), while conscientiousness and extraversion are the traits most identified among negative scores. It was found that the main needs motivating the use of recommendation systems are personal needs, and the majority of participants reported identifying new needs when using such a system. Among the positive characteristics of the recommendations, relevance stands out, while lack of context is seen as a negative characteristic. It was also found that the most cited type of Recommendation System is the hybrid one, with social networks being the most frequent, while most participants showed support for the implementation of these systems in libraries, with the adoption of an automated recommendation system through chatbot being the preferred option. It was concluded that personality traits are present in different aspects of interaction, with openness to experience being the most recurrent, as individuals seek new and diverse information and are favorable to the implementation of hybrid systems in libraries. Conscientiousness stands out for the creation of new demands, neuroticism for critical opinions regarding the quality of recommendations, agreeableness due to distrust in Recommendation Systems, and extraversion for the lack of interest in collaborative systems, as they require greater social interaction among users.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.