Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Márcio Bezerra da | - |
dc.contributor.author | Souza, Nathália Lima de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Nathália Lima de. Sistemas de recomendação: uma análise das interações de usuários da informação a partir da psicologia da personalidade. 2024. 166 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisa que investiga a interação de usuários em Sistemas de Recomendação a partir da
Psicologia da Personalidade, considerando a Teoria dos Cinco Grande Fatores (Big Five Theory).
Fundamenta a pesquisa em três grandes partes: Psicologia, com foco na Psicologia da
Personalidade, Estudo de Usuários, considerando os tipos de usuários da informação, a tríade
necessidade, demanda e uso, modelos teóricos e técnicas para a coleta de dados; Sistemas de
Recomendação, considerando suas diferentes tipologias e estratégias de recomendação, inclusive
no contexto das bibliotecas. Caracteriza-se como uma pesquisa que se utiliza do método
dedutivo, da natureza básica, do caráter descritivo e exploratório e das pesquisas bibliográfica e
documental como procedimentos técnicos. Adota uma abordagem dúbia, ou seja, qualitativa e
quantitativa, que orientaram na construção do instrumento de coleta de dados, do tipo
semi-estruturado, aplicado a uma amostragem de estudantes da Universidade de Brasília. Resulta
em uma amostragem composta, em sua maioria, por estudantes do Curso de Biblioteconomia,
matriculados no 10° semestre, que se definem como usuários reais de sistemas de recomendação
e que possuem a abertura à experiência como o traço de personalidade (score positivo) mais
evidente, enquanto conscienciosidade e extroversão são os traços mais identificados entre os
scores negativos. Constata que as principais necessidades que motivam o uso de sistemas de
recomendação são as necessidades pessoais, que a maioria dos participantes relatou ter
identificado novas necessidades ao utilizar um sistema do tipo e que entre as características
positivas das recomendações destacam-se a relevância, enquanto a descontextualização é vista
como uma característica negativa. Verifica-se, ainda, que o tipo de Sistema de Recomendação
mais citado é o híbrido, com redes sociais sendo as mais frequente, ao passo que a maioria dos
participantes demonstrou apoio à implementação desses sistemas em bibliotecas, tendo a adoção
por sistema de recomendação automatizado, via chatbot, como a preferência. Concluiu-se que os
traços de personalidade se fazem presentes em diferentes aspectos de interação, tendo abertura à
experiência o mais recorrente, quando os indivíduos buscam informações novas e diversificadas e
se mostram favoráveis à implementação de sistemas híbridos em bibliotecas, conscienciosidade
se destaca pela criação de novas demandas, neuroticismo pelas opiniões críticas sobre a qualidade
das recomendações, agradabilidade devido à desconfiança nos Sistemas de Recomendação e
extroversão pelo não interesse aos sistemas do tipo colaborativos, pois requerem a necessidade de
maior interação social entre os usuários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas de recomendação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia da personalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas - estudo de usuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Usuários de bibliotecas | pt_BR |
dc.title | Sistemas de recomendação : uma análise das interações de usuários da informação a partir da psicologia da personalidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T11:44:20Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T11:44:20Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40863 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Research investigating user interaction with Recommendation Systems from the perspective of
Personality Psychology, considering the Big Five Theory. The research is based in three major
parts: Psychology, with a focus on Personality Psychology; User Studies, considering different
types of information users, the triad of need, demand, and use, theoretical models, and data
collection techniques; and Recommendation Systems, considering their different typologies and
recommendation strategies, including in the context of libraries. It is characterized as research
employing the deductive method, with a basic nature, descriptive and exploratory character, and
bibliographic and documentary research as technical procedures. A dual approach was adopted,
both qualitative and quantitative, which guided the construction of the semi-structured data
collection instrument, applied to a sample of students from the University of Brasília. The sample
is mostly composed of Library Science students enrolled in the 10th semester, who define
themselves as actual users of recommendation systems and who display openness to experience
as the most evident personality trait (positive score), while conscientiousness and extraversion are
the traits most identified among negative scores. It was found that the main needs motivating the
use of recommendation systems are personal needs, and the majority of participants reported
identifying new needs when using such a system. Among the positive characteristics of the
recommendations, relevance stands out, while lack of context is seen as a negative characteristic.
It was also found that the most cited type of Recommendation System is the hybrid one, with
social networks being the most frequent, while most participants showed support for the
implementation of these systems in libraries, with the adoption of an automated recommendation
system through chatbot being the preferred option. It was concluded that personality traits are
present in different aspects of interaction, with openness to experience being the most recurrent,
as individuals seek new and diverse information and are favorable to the implementation of
hybrid systems in libraries. Conscientiousness stands out for the creation of new demands,
neuroticism for critical opinions regarding the quality of recommendations, agreeableness due to
distrust in Recommendation Systems, and extraversion for the lack of interest in collaborative
systems, as they require greater social interaction among users. | pt_BR |
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