Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fogaça, Natasha | - |
dc.contributor.author | Bittencourt, Bárbara Gonçalves | - |
dc.identifier.citation | BITTENCOURT, Bárbara Gonçalves. Sustentabilidade na indústria da beleza: comportamento de consumo da geração Z e sua contribuição para os objetivos de desenvolvimento sustentável. 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sustentabilidade como princípio orientador influência estratégias empresariais e
molda escolhas de consumo, conceitos como Triple Bottom Line (TBL) e Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) guiam por meio de metas concretas para o
desenvolvimento sustentável. Examinar a influência do comportamento de consumo
sustentável da Geração Z na indústria da beleza se torna relevante, pois é uma
geração que se destaca por sua conscientização em relação ao consumo e está se
tornando cada vez mais relevante para o mercado. Além disso, a indústria da beleza
enfrenta grandes desafios ambientais, como alto consumo de recursos naturais,
poluição e resíduos plásticos, fazendo com que demandas de consumidores
conscientes cresçam e empresas tenham que adotar práticas mais sustentáveis,
consequentemente impactam os ODS. Este estudo investiga o comportamento de
consumo sustentável da Geração Z e como a indústria da beleza pode contribuir
para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo
principal foi compreender como o comportamento de consumo sustentável da
Geração Z na indústria da beleza contribui para o alcance dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa tem uma abordagem quantitativa,
combinando pesquisa de campo com métodos descritivos e exploratórios. Foi
aplicado um questionário, que teve 148 respondentes da Geração Z para avaliar as
preferências no comportamento de consumo sustentável e a percepção de
contribuição da indústria da beleza no avanço dos ODS. A análise dos dados foi
realizada por regressão linear e utilizou-se análise de variância (ANOVA) para
investigar a influência do nível de renda no comportamento de consumo. Os
resultados mostraram que o comportamento sustentável da Geração Z explica cerca
de 44% da percepção sobre o avanço dos ODS na indústria da beleza. Apesar
desse impacto, 56% da percepção não pode ser atribuída apenas a práticas
sustentáveis, indicando a presença de outros fatores. Esses dados trazem à tona a
importância das práticas sustentáveis para alcançar os ODS e empresas devem
adaptar suas estratégias de marketing e produtos para atender às demandas dessa
geração e comunicar melhor suas iniciativas sustentáveis. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geração Z | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria da moda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Beleza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade na indústria da beleza : comportamento de consumo da geração Z e sua contribuição para os objetivos de desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T14:41:55Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T14:41:55Z | - |
dc.date.submitted | 2023-09-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40838 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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