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Título: Sustentabilidade na indústria da beleza : comportamento de consumo da geração Z e sua contribuição para os objetivos de desenvolvimento sustentável
Autor(es): Bittencourt, Bárbara Gonçalves
Orientador(es): Fogaça, Natasha
Assunto: Geração Z
Sustentabilidade
Consumo sustentável
Indústria da moda
Beleza
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Data de apresentação: 6-Set-2023
Data de publicação: 5-Dez-2024
Referência: BITTENCOURT, Bárbara Gonçalves. Sustentabilidade na indústria da beleza: comportamento de consumo da geração Z e sua contribuição para os objetivos de desenvolvimento sustentável. 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Sustentabilidade como princípio orientador influência estratégias empresariais e molda escolhas de consumo, conceitos como Triple Bottom Line (TBL) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) guiam por meio de metas concretas para o desenvolvimento sustentável. Examinar a influência do comportamento de consumo sustentável da Geração Z na indústria da beleza se torna relevante, pois é uma geração que se destaca por sua conscientização em relação ao consumo e está se tornando cada vez mais relevante para o mercado. Além disso, a indústria da beleza enfrenta grandes desafios ambientais, como alto consumo de recursos naturais, poluição e resíduos plásticos, fazendo com que demandas de consumidores conscientes cresçam e empresas tenham que adotar práticas mais sustentáveis, consequentemente impactam os ODS. Este estudo investiga o comportamento de consumo sustentável da Geração Z e como a indústria da beleza pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo principal foi compreender como o comportamento de consumo sustentável da Geração Z na indústria da beleza contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa tem uma abordagem quantitativa, combinando pesquisa de campo com métodos descritivos e exploratórios. Foi aplicado um questionário, que teve 148 respondentes da Geração Z para avaliar as preferências no comportamento de consumo sustentável e a percepção de contribuição da indústria da beleza no avanço dos ODS. A análise dos dados foi realizada por regressão linear e utilizou-se análise de variância (ANOVA) para investigar a influência do nível de renda no comportamento de consumo. Os resultados mostraram que o comportamento sustentável da Geração Z explica cerca de 44% da percepção sobre o avanço dos ODS na indústria da beleza. Apesar desse impacto, 56% da percepção não pode ser atribuída apenas a práticas sustentáveis, indicando a presença de outros fatores. Esses dados trazem à tona a importância das práticas sustentáveis para alcançar os ODS e empresas devem adaptar suas estratégias de marketing e produtos para atender às demandas dessa geração e comunicar melhor suas iniciativas sustentáveis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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