Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ValquiriaAlvesPereira_tcc.pdf437,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vestígios do brincar e a sua importância para as crianças na educação infantil (2014-2024)
Autor(es): Pereira, Valquiria Alves
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Brincadeiras
Infância
Data de apresentação: 24-Set-2024
Data de publicação: 3-Dez-2024
Referência: PEREIRA, Valquiria Alves. Vestígios do brincar e a sua importância para as crianças na educação infantil (2014-2024). 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O artigo em questão explora a importância do brincar na Educação Infantil, focando nas práticas pedagógicas associadas a essa etapa. Os objetivos incluem listar artigos científicos relevantes, identificar eixos analíticos principais e explorar os conceitos associados ao brincar e à Educação Infantil. Utilizando uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, a pesquisa analisou publicações recentes (2014-2024) na Biblioteca Científica Digital Online (Scielo), com foco na importância do brincar e seu impacto no desenvolvimento infantil. Para tanto, o estudo baseia-se na análise de como o brincar é abordado em diversos estudos científicos e na legislação pertinente à Educação Infantil. O brincar é apresentado como uma atividade fundamental na vida das crianças, iniciada e conduzida por elas mesmas, proporcionando prazer e desenvolvimento. O estudo mostra a importância do brincar no desenvolvimento da criança, onde ela cresce, interage, age e transforma o modo que ver o mundo, sendo na infância onde ela aprende a brincar e desenvolve seu pensamento. Ainda, traceja-se o papel do professor de Educação Infantil, como este, através do uso de jogos e brincadeiras, contribui para a criança se comunicar e desenvolver habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas. O artigo está dividido em duas seções: a primeira aborda os conceitos e autores que discutem o brincar na Educação Infantil, enquanto a segunda apresenta as principais práticas pedagógicas identificadas nos estudos analisados. A conclusão sublinha a relevância do brincar para o desenvolvimento infantil e a necessidade de uma compreensão aprofundada desse tema por parte de pesquisadores e profissionais da educação.
Abstract: The article explores the importance of play in Early Childhood Education, focusing on pedagogical practices associated with this stage. Objectives include listing relevant scientific articles, identifying key analytical axes, and exploring concepts related to play and Early Childhood Education. Using a qualitative approach and literature review, the research analyzed recent publications (2014-2024) from the Online Scientific Digital Library (Scielo), focusing on the importance of play and its impact on child development. The study is based on the analysis of how play is addressed in various scientific studies and legislation pertinent to Early Childhood Education. Play is presented as a fundamental activity in children's lives, initiated and led by the children themselves, providing pleasure and development. The study highlights the importance of play in child development, where children grow, interact, act, and transform their view of the world, learning to play and developing their thinking during childhood. Additionally, the role of the Early Childhood Education teacher is outlined, showing how they contribute to children's communication and development of psychomotor, social, physical, emotional, and cognitive skills through the use of games and playful activities. The article is divided into two sections: the first addresses the concepts and authors discussing play in Early Childhood Education, while the second presents the main pedagogical practices identified in the analyzed studies. The conclusion emphasizes the relevance of play for child development and the need for a deeper understanding of this topic by researchers and education professionals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.