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Título: Conjunto de mangas de eixo em liga de alumínio 7075-t651 para protótipo de Fórmula SAE
Autor(es): Brito, Jhonatan Sousa de
Nigri, Victor Hugo de Abreu
Orientador(es): Henriques, Antônio Manoel Dias
Coorientador(es): Veloso, Luis Augusto Mendes
Assunto: Ligas de alumínio
Método dos elementos finitos
Suspensão (Veículos)
Data de apresentação: 10-Nov-2021
Data de publicação: 29-Nov-2024
Referência: BRITO, Jhonatan Sousa de; NIGRI, Victor Hugo de Abreu. Conjunto de mangas de eixo em liga de alumínio 7075-t651 para protótipo de Fórmula SAE. 2021. 145 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho compreendeu o desenvolvimento do projeto de engenharia de um conjunto de mangas de eixo competitivo no cenário Fórmula SAE Brasil. Na sua consecução, foi exposto o planejamento e o estudo de viabilidade da peça a ser fabricada, onde foram levantados os requisitos e restrições acerca do projeto, e definido o conceito a ser desenvolvido por meio de matriz de decisão. Além disso, foram revisados os conceitos e parâmetros cinemáticos relativos à suspensão de veículos, juntamente com as funções e tipos de manga de eixo. Em seguida, foram tomadas decisões como a definição do material, a determinação da geometria e a montagem dos componentes. Paralelamente, concebeu-se a modelagem 𝐶𝐴𝐷, análise de esforços mecânicos fundamentada pelo Método dos Elementos Finitos (𝑀 𝐸𝐹 ), otimização topológica e a definição das especificações pertinentes à manufatura da peça. Posteriormente, ocorreu o refinamento das definições de manufatura a partir da designação de ajustes e tolerâncias. Foram elaborados desenhos técnicos e efetuada a manufatura do conjunto de manga de eixo em liga de alumínio 7075-T651 em maquinário 𝐶𝑁 𝐶. Logo após, buscou-se legitimar as condições de contorno do projeto por meio da aplicação de extensômetros em pontos estratégicos dos componentes da suspensão do veículo. Com esse intuito, foi desenvolvido ensaio experimental no qual é fixado o protótipo veicular ao chão, aplicada carga vertical mensurável e aferida a deformação nesses componentes. Essa análise extensométrica permitiu a realização do comparativo dos valores teóricos e experimentais das tensões equivalentes de Von Mises e das condições de contorno utilizadas, viabilizando a autenticação do modelo de simulação. Como resultado, obteve-se certa imprecisão na validação das tensões experimentadas pela manga de eixo e considerável aproximação nos valores das condições de contorno utilizadas no modelo de simulação.
Abstract: This paper is composed by the design of a competitive suspension upright pair for the Formula SAE Brazil scenery. In this way, it exposed the planning and the viability study of the part that will be manufactured. On its principle, the requirements and restrictions were established and the concept defined by a decision matrix. Besides that, the concepts and kinematic suspension parameters were reviewed, jointly with the uprights’ functions and types. Posteriorly, it covered in-depth the magnitude of the engineering design out of the initial concept. Decisions like mate- rial definition, geometry determination and components assembly were made and the products of this part were the Computer Aided Design (𝐶𝐴𝐷) modeling, the mechanical stress analysis justified by the Finite Element Method (FEM), topology optimization and the manufacturing specifications. Subsequently, the manufacture definitions were refined from the adjustments and tolerances designations. Technical drawings were eleborated and the aluminum alloy 7075-T651 parts are manufactured on a CNC machine. Afterward, on the validation phase, the aim was to validate the tension field and the boundary conditions on the knuckles executing strain gages in- stalation in key points of the suspension system. With this, an experimental campaign was done where the car was fixed on the ground, a measurable vertical force was applied and the strain on the suspension components were evaluated. This analysis using strain gages allowed the compar- ison of the analytical and experimental Equivalent von Mises Stress values, and also of the used boundery conditions, enabling the simulation model validation. The result was the attainment of inaccurate equivalent von Moses validation tensions and considerable approximation on the boundary conditions values that were used in the simulation model.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.
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