Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Henriques, Antônio Manoel Dias | - |
dc.contributor.author | Brito, Jhonatan Sousa de | - |
dc.contributor.author | Nigri, Victor Hugo de Abreu | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Jhonatan Sousa de; NIGRI, Victor Hugo de Abreu. Conjunto de mangas de eixo em liga de alumínio 7075-t651 para protótipo de Fórmula SAE. 2021. 145 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho compreendeu o desenvolvimento do projeto de engenharia de um conjunto de
mangas de eixo competitivo no cenário Fórmula SAE Brasil. Na sua consecução, foi exposto
o planejamento e o estudo de viabilidade da peça a ser fabricada, onde foram levantados os
requisitos e restrições acerca do projeto, e definido o conceito a ser desenvolvido por meio de
matriz de decisão. Além disso, foram revisados os conceitos e parâmetros cinemáticos relativos à
suspensão de veículos, juntamente com as funções e tipos de manga de eixo. Em seguida, foram
tomadas decisões como a definição do material, a determinação da geometria e a montagem dos
componentes. Paralelamente, concebeu-se a modelagem 𝐶𝐴𝐷, análise de esforços mecânicos
fundamentada pelo Método dos Elementos Finitos (𝑀 𝐸𝐹 ), otimização topológica e a definição
das especificações pertinentes à manufatura da peça. Posteriormente, ocorreu o refinamento
das definições de manufatura a partir da designação de ajustes e tolerâncias. Foram elaborados
desenhos técnicos e efetuada a manufatura do conjunto de manga de eixo em liga de alumínio
7075-T651 em maquinário 𝐶𝑁 𝐶. Logo após, buscou-se legitimar as condições de contorno do
projeto por meio da aplicação de extensômetros em pontos estratégicos dos componentes da
suspensão do veículo. Com esse intuito, foi desenvolvido ensaio experimental no qual é fixado
o protótipo veicular ao chão, aplicada carga vertical mensurável e aferida a deformação nesses
componentes. Essa análise extensométrica permitiu a realização do comparativo dos valores
teóricos e experimentais das tensões equivalentes de Von Mises e das condições de contorno
utilizadas, viabilizando a autenticação do modelo de simulação. Como resultado, obteve-se
certa imprecisão na validação das tensões experimentadas pela manga de eixo e considerável
aproximação nos valores das condições de contorno utilizadas no modelo de simulação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ligas de alumínio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suspensão (Veículos) | pt_BR |
dc.title | Conjunto de mangas de eixo em liga de alumínio 7075-t651 para protótipo de Fórmula SAE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T11:03:36Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T11:03:36Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40738 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Veloso, Luis Augusto Mendes | - |
dc.description.abstract1 | This paper is composed by the design of a competitive suspension upright pair for the Formula
SAE Brazil scenery. In this way, it exposed the planning and the viability study of the part that
will be manufactured. On its principle, the requirements and restrictions were established and
the concept defined by a decision matrix. Besides that, the concepts and kinematic suspension
parameters were reviewed, jointly with the uprights’ functions and types. Posteriorly, it covered
in-depth the magnitude of the engineering design out of the initial concept. Decisions like mate-
rial definition, geometry determination and components assembly were made and the products
of this part were the Computer Aided Design (𝐶𝐴𝐷) modeling, the mechanical stress analysis
justified by the Finite Element Method (FEM), topology optimization and the manufacturing
specifications. Subsequently, the manufacture definitions were refined from the adjustments and
tolerances designations. Technical drawings were eleborated and the aluminum alloy 7075-T651
parts are manufactured on a CNC machine. Afterward, on the validation phase, the aim was to
validate the tension field and the boundary conditions on the knuckles executing strain gages in-
stalation in key points of the suspension system. With this, an experimental campaign was done
where the car was fixed on the ground, a measurable vertical force was applied and the strain on
the suspension components were evaluated. This analysis using strain gages allowed the compar-
ison of the analytical and experimental Equivalent von Mises Stress values, and also of the used
boundery conditions, enabling the simulation model validation. The result was the attainment
of inaccurate equivalent von Moses validation tensions and considerable approximation on the
boundary conditions values that were used in the simulation model. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|