Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasSeabraGomesOliveira_tcc.pdf4,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um modelo conceitual pedagógico de robótica educacional e de pensamento computacional para professores da educação básica
Autor(es): Oliveira, Lucas Seabra Gomes
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Robótica
Educação
Educação básica
Pensamento computacional
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 26-Nov-2024
Referência: OLIVEIRA, Lucas Seabra Gomes. Um modelo conceitual pedagógico de robótica educacional e de pensamento computacional para professores da educação básica. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O uso da robótica como estratégia pedagógica na educação básica tem sido recomendada pelo seu potencial de engajamento dos estudantes em aprendizagem prática, experimental e interdisciplinar o que requer a preparação adequada dos seus docentes. A pesquisa tem por objetivo propor um modelo conceitual pedagógico de robótica educacional para apoiar os professores da educação básica para uso da robótica no ensino do pensamento computacional. A metodologia de natureza exploratória, documental e qualitativa utilizou as questões orientadoras de como aplicar a robótica e o pensamento computacional na educação básica para organizar o conhecimento pedagógico, tecnológico e de conteúdo. As relações entre a robótica educacional, pensamento computacional e as metodologias ativas são explicitadas em representações de mapas conceituais para apoiar os professores a incorporarem essa abordagem em suas práticas pedagógicas. O protagonismo estudantil com metodologias ativas, pensamento computacional e robótica educacional são explorados para auxiliar os professores no planejamento e aplicação pedagógica de forma eficaz e integrada aos componentes curriculares.
Abstract: The use of robotics as a pedagogical strategy in basic education has been recommended due to its potential to engage students in practical, experimental and interdisciplinary learning, which requires adequate preparation of teachers. The research aims to propose a conceptual pedagogical model of educational robotics to support basic education teachers in the use of robotics in teaching computational thinking. The exploratory, documen tary and qualitative methodology used the guiding questions of how to apply robotics and computational thinking in basic education to organize pedagogical, technological and con tent knowledge. The relationships between educational robotics, computational thinking and active methodologies are explained in representations of conceptual maps to support teachers in incorporating this approach into their pedagogical practices. Student protag onism with active methodologies, computational thinking and educational robotics are explored to assist teachers in planning and applying pedagogy effectively and integrated with the curricular components.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.