Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GiuliaFaleiroDeBrito_tcc.pdf984,04 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorJesus, Jennifer Jacomini de-
dc.contributor.authorBrito, Giulia Faleiro de-
dc.identifier.citationBRITO, Giulia Faleiro de. Experiências do teatro como linguagem: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do Distrito Federal. 2024. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo explorar e compartilhar experiências e práticas de ensino do Teatro nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em diferentes contextos educacionais, grande parte destes em instituições privadas do Distrito Federal. A pesquisa é fundamentada nas teorias de Peter Slade e Fabiana Della Giustina, cujas obras Jogo Dramático Infantil e Jogos para Dançar orientaram o desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas para o ensino do Teatro para crianças. Através da análise de artigos e estudos de outros pesquisadores, como Emma Naín Marquez, Fabiano Tadeu Grazioli, Libéria Rodrigues Neves, Madalena Freire, Paulo Freire e Richard Courtney, foram adquiridos conhecimentos que contribuíram para a prática docente. A monografia aborda os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e as lições aprendidas ao longo dessa jornada, com o intuito de enriquecer o ensino de Teatro e promover o desenvolvimento integral das crianças. Embora o estudo não apresente conclusões definitivas, ele abre caminho para futuras investigações e as reflexões sobre a prática docente revelam uma jornada contínua de aprendizado e crescimento. A experiência com o jogo dramático e as materialidades se mostraram efetivas para a abordagem teatral na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Uma das fragilidades do estudo foi não abordar a inclusão escolar, pensando estratégias educacionais para abordar questões de gênero, raça e atendimento a pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, algo a ser desenvolvido em minhas pesquisas futuras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordTeatro - ensinopt_BR
dc.subject.keywordTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleExperiências do teatro como linguagem : prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-25T13:22:31Z-
dc.date.available2024-11-25T13:22:31Z-
dc.date.submitted2024-09-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40649-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this work is to explore and share experiences and practices in teaching theater in the early years of elementary school, in different educational contexts, most of them in private institutions in the Federal District. The research is based on the theories of Peter Slade and Fabiana Della Giustina, whose works Jogo Dramático Infantil and Jogos para Dançar have guided the development of appropriate pedagogical strategies for teaching theater to children. Through the analysis of articles and studies by other researchers, such as Emma Naín Marquez, Fabiano Tadeu Grazioli, Libéria Rodrigues Neves, Madalena Freire, Paulo Freire and Richard Courtney, knowledge was acquired that contributed to teaching practice. The monograph discusses the challenges faced, the strategies adopted, and the lessons learned along the way, with the purpose of enriching theater teaching and promoting children's all-round development. Although the study does not present definitive conclusions, it paves the way for future research and the reflections on teaching practice reveal a continuous journey of learning and growth. The experience with dramatic play and materiality proved to be effective for the theatrical approach in Early Childhood Education and the early years of Primary School. One of the weaknesses of the study was that it did not address school inclusion, thinking about educational strategies to address issues of gender, race and care for people with disabilities, global development disorders, high abilities and giftedness, something to be developed in my future research.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.