Título: | Experiências do teatro como linguagem : prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do Distrito Federal |
Autor(es): | Brito, Giulia Faleiro de |
Orientador(es): | Jesus, Jennifer Jacomini de |
Assunto: | Ensino e aprendizagem Ensino fundamental - séries iniciais Teatro - ensino Teatro na educação |
Data de apresentação: | 9-Set-2024 |
Data de publicação: | 25-Nov-2024 |
Referência: | BRITO, Giulia Faleiro de. Experiências do teatro como linguagem: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do Distrito Federal. 2024. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo explorar e compartilhar experiências e práticas de
ensino do Teatro nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em diferentes contextos
educacionais, grande parte destes em instituições privadas do Distrito Federal. A
pesquisa é fundamentada nas teorias de Peter Slade e Fabiana Della Giustina, cujas
obras Jogo Dramático Infantil e Jogos para Dançar orientaram o desenvolvimento de
estratégias pedagógicas adequadas para o ensino do Teatro para crianças. Através
da análise de artigos e estudos de outros pesquisadores, como Emma Naín Marquez,
Fabiano Tadeu Grazioli, Libéria Rodrigues Neves, Madalena Freire, Paulo Freire e
Richard Courtney, foram adquiridos conhecimentos que contribuíram para a prática
docente. A monografia aborda os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e as
lições aprendidas ao longo dessa jornada, com o intuito de enriquecer o ensino de
Teatro e promover o desenvolvimento integral das crianças. Embora o estudo não
apresente conclusões definitivas, ele abre caminho para futuras investigações e as
reflexões sobre a prática docente revelam uma jornada contínua de aprendizado e
crescimento. A experiência com o jogo dramático e as materialidades se mostraram
efetivas para a abordagem teatral na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino
Fundamental. Uma das fragilidades do estudo foi não abordar a inclusão escolar,
pensando estratégias educacionais para abordar questões de gênero, raça e
atendimento a pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento,
altas habilidades e superdotação, algo a ser desenvolvido em minhas pesquisas
futuras. |
Abstract: | The purpose of this work is to explore and share experiences and practices in teaching
theater in the early years of elementary school, in different educational contexts, most
of them in private institutions in the Federal District. The research is based on the
theories of Peter Slade and Fabiana Della Giustina, whose works Jogo Dramático
Infantil and Jogos para Dançar have guided the development of appropriate
pedagogical strategies for teaching theater to children. Through the analysis of articles
and studies by other researchers, such as Emma Naín Marquez, Fabiano Tadeu
Grazioli, Libéria Rodrigues Neves, Madalena Freire, Paulo Freire and Richard
Courtney, knowledge was acquired that contributed to teaching practice. The
monograph discusses the challenges faced, the strategies adopted, and the lessons
learned along the way, with the purpose of enriching theater teaching and promoting
children's all-round development. Although the study does not present definitive
conclusions, it paves the way for future research and the reflections on teaching
practice reveal a continuous journey of learning and growth. The experience with
dramatic play and materiality proved to be effective for the theatrical approach in Early
Childhood Education and the early years of Primary School. One of the weaknesses
of the study was that it did not address school inclusion, thinking about educational
strategies to address issues of gender, race and care for people with disabilities, global
development disorders, high abilities and giftedness, something to be developed in my
future research. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.