Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40647
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CelsoDaSilvaFernandes_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação do campo e o ensino de geometria na perspectiva da etnomatemática
Autor(es): Fernandes, Celso da Silva
Orientador(es): Santos, Hélio Rodrigues dos
Coorientador(es): Avelar, Andreia
Assunto: Educação do campo
Etnomatemática
Geometria - estudo e ensino
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 24-Nov-2024
Referência: FERNANDES, Celso da Silva. A educação do campo e o ensino de geometria na perspectiva da etnomatemática. 2023. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina, 2023.
Resumo: O trabalho “A Educação do Campo e o ensino de Geometria na perspectiva da Etnomatemática” teve como objetivo geral realizar atividades de Geometria na perspectiva da Etnomatemática em uma escola quilombola do campo e de modo restrito, caracterizar a Educação do Campo; apresentar a Etnomatemática; compreender quais são as aproximações entre essas duas modalidades e realizar atividades pedagógicas de Geometria na perspectiva da Etnomatemática. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritivo. O metódo utilizado foi a pesquisa bibliográfica, para coleta de dados a observação participante e para análise dos dados, a análise qualitativa. Os resultados evidenciaram potenciais de conexões entre a Educação do Campo e a Etnomatemática na medida que ambas as ciências possuem elementos práticos que se interligam (fazeres, saberes, cultura, identidade, memória, território e valores para os sujeitos do campo), com propostas vinculadas à realidade e ao modo de vida, a Etnomatemática vem contribuindo para uma construção do aprender a partir da cultura e da própria realidade que o sujeito encontra-se inserido e a necessidade de aulas e atividades no contexto da Etnomatemática para as escolas quilombolas Kalunga situadas no campo.
Abstract: The work “Countryside Education and the teaching of Geometry in the perspective of Ethnomathematics” had as general objective to carry out Geometry activities in the perspective of Ethnomathematics in a quilombola school in the countryside and, in a restricted way, to characterize the Education of the Countryside; present Ethnomathematics; understand what are the approaches between these two modalities and carry out pedagogical activities of Geometry in the perspective of Ethnomathematics. This work has a qualitative approach of the descriptive type. The method used was bibliographical research, participant observation for data collection and qualitative analysis for data analysis. The results showed potential connections between Rural Education and Ethnomathematics, as both sciences have practical elements that are interconnected (doings, knowledge, culture, identity, memory, territory and values for rural subjects), with linked proposals to reality and the way of life, Ethnomathematics has been contributing to a construction of learning from the culture and reality itself that the subject is inserted and the need for classes and activities in the context of Ethnomathematics for the Kalunga Quilombola schools located in the field.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.