Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_CamilaReisMorgadoAmorim_tcc.pdf865,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiência teatral em estágio de docência em uma escola de tempo integral de Cariacica
Autor(es): Amorim, Camila dos Reis Morgado
Orientador(es): Benatti, Barbara Duarte
Assunto: Jogos teatrais
Educação integral
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 18-Set-2024
Data de publicação: 24-Nov-2024
Referência: AMORIM, Camila dos Reis Morgado. Experiência teatral em estágio de docência em uma escola de tempo integral de Cariacica. 2024. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Vitória, 2024.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso investiga o uso de jogos teatrais como estratégia de ensino para experimentações teatrais diversas em disciplinas da parte diversificada da BNCC, como eletiva e clube, de uma escola de tempo integral de Cariacica. A disciplina eletiva complementar de teatro, bem como o Clube de Protagonismo de Stand Up / Dublagem, da parte diversificada da BNCC, ofertados no CEEFMTI Professora Maria Penedo no ano de 2022, foi lócus de desenvolvimento prático dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de licenciatura em teatro. O objetivo geral é analisar o impacto dessas práticas na aprendizagem dos alunos, no desenvolvimento de habilidades expressivas e criativas, e na construção das competências socioemocionais. Os objetivos específicos incluem a análise do desenvolvimento de habilidades dos alunos, a percepção de que as experimentações teatrais ajudaram os alunos no desenvolvimento das competências socioemocionais e a reflexão sobre os desafios pedagógicos encontrados. A pesquisa baseia-se em um estudo de caso exploratório, que a partir da coleta de dados e rememórias busca descrever a influência do ensino teatral no desenvolvimento de competências essenciais na educação de tempo integral, envolvendo observação participante e análise bibliográfica. Os resultados indicam uma melhoria nas habilidades dos alunos e uma percepção positiva na prática de experimentações teatrais. Conclui-se que essas práticas são eficazes para promover uma educação integral, enfatizando a importância do teatro na formação dos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.