Título: | Educador social voluntário e a escolarização de pessoas com deficiência : recrudescimento da Nova Direita e a exploração do trabalho voluntário na Educação Básica do Distrito Federal (2014-2021) |
Autor(es): | Neiva, Clara Franco |
Orientador(es): | Yannoulas, Silvia Cristina |
Assunto: | Nova direita (Ciência Política) Educador social Políticas educacionais Educação especial |
Data de apresentação: | 14-Jun-2022 |
Data de publicação: | 22-Nov-2024 |
Referência: | NEIVA, Clara Franco. Educador social voluntário e a escolarização de pessoas com deficiência: recrudescimento da Nova Direita e a exploração do trabalho voluntário na Educação Básica do Distrito Federal (2014-2021). 2022. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho discute sobre a influência da ideologia da Nova Direita na política
de educação através da implementação em 2014 do programa do Educador Social
Voluntário do Ensino Especial do Distrito Federal, buscando compreender o impacto
que a ascensão desse movimento tem nos fundamentos e na gestão do programa, e no
futuro da política educacional. Procurou-se trazer contribuições do Serviço Social e da
Educação, com foco na Educação Especial e no uso do trabalho voluntário como
alternativa de atendimento, identificando de qual forma essas áreas se relacionam
historicamente, e quais as atuais particularidades diante do contexto político e
econômico brasileiro. Para o desenvolvimento da pesquisa os procedimentos
metodológicos embasaram-se no materialismo histórico-dialético, a partir de uma
abordagem qualitativa, tendo como técnicas a realização de pesquisa bibliográfica e
documental nas bases abertas online de acesso público como a Plataforma Scielo, além
de livros do acervo pessoal, e plataformas governamentais e não- governamentais como
os sites da Secretaria de Educação e as publicações do Diário Oficial do DF. Esse
processo foi realizado ao longo dos anos de 2021 e 2022, sendo possível identificar
fundamentos neoliberais significativos e a influência de argumentos neoconservadores
tanto nos editais do programa, quanto no cotidiano de trabalho dos educadores sociais.
Ademais, a partir dos dados coletados, destaca-se o potencial crescente da inserção dos
assistentes sociais na política de educação, considerando a contribuição e luta da
categoria pela defesa de um novo modelo de sociedade. |
Abstract: | The essay discusses the influence of the New Right Ideology on education policies,
particularly on the Social Educator Volunteer on Special Education, seeking to
understand the impact that the rise of this ideology has on the creation and the
management of the program, as well as the future of the educational policy. The essay
sought to bring contributions from Social Work and Education, focusing on Special
Education and the use of volunteer work as an alternative service, identifying how these
areas are historically correlated, and what are its current specificities given the political
and economic climate in Brazil. For the development of the research, the
methodological procedures were based on historical-dialectical materialism from a
qualitative approach, having as techniques the accomplishment of bibliographical and
documentary research in the online open bases of public access such as the Scielo
Platform, in addition to books from the personal collection, and governmental and
non-governmental platforms such as the websites of the Department of Education and
publications of the Official Gazette of the Federal District. This process was carried out
over the years 2021 and 2022, making it possible to identify significant neoliberal
foundations and the influence of neoconservative arguments both in the program's
public notices and in the daily work of social educators. Furthermore, from the data
collected, the growing potential of the insertion of social workers in education policy
was highlighted, considering the contribution and struggle of the category on the
defense of a new model of society. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.