Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ClaraFrancoNeiva_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educador social voluntário e a escolarização de pessoas com deficiência : recrudescimento da Nova Direita e a exploração do trabalho voluntário na Educação Básica do Distrito Federal (2014-2021)
Autor(es): Neiva, Clara Franco
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Nova direita (Ciência Política)
Educador social
Políticas educacionais
Educação especial
Data de apresentação: 14-Jun-2022
Data de publicação: 22-Nov-2024
Referência: NEIVA, Clara Franco. Educador social voluntário e a escolarização de pessoas com deficiência: recrudescimento da Nova Direita e a exploração do trabalho voluntário na Educação Básica do Distrito Federal (2014-2021). 2022. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho discute sobre a influência da ideologia da Nova Direita na política de educação através da implementação em 2014 do programa do Educador Social Voluntário do Ensino Especial do Distrito Federal, buscando compreender o impacto que a ascensão desse movimento tem nos fundamentos e na gestão do programa, e no futuro da política educacional. Procurou-se trazer contribuições do Serviço Social e da Educação, com foco na Educação Especial e no uso do trabalho voluntário como alternativa de atendimento, identificando de qual forma essas áreas se relacionam historicamente, e quais as atuais particularidades diante do contexto político e econômico brasileiro. Para o desenvolvimento da pesquisa os procedimentos metodológicos embasaram-se no materialismo histórico-dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como técnicas a realização de pesquisa bibliográfica e documental nas bases abertas online de acesso público como a Plataforma Scielo, além de livros do acervo pessoal, e plataformas governamentais e não- governamentais como os sites da Secretaria de Educação e as publicações do Diário Oficial do DF. Esse processo foi realizado ao longo dos anos de 2021 e 2022, sendo possível identificar fundamentos neoliberais significativos e a influência de argumentos neoconservadores tanto nos editais do programa, quanto no cotidiano de trabalho dos educadores sociais. Ademais, a partir dos dados coletados, destaca-se o potencial crescente da inserção dos assistentes sociais na política de educação, considerando a contribuição e luta da categoria pela defesa de um novo modelo de sociedade.
Abstract: The essay discusses the influence of the New Right Ideology on education policies, particularly on the Social Educator Volunteer on Special Education, seeking to understand the impact that the rise of this ideology has on the creation and the management of the program, as well as the future of the educational policy. The essay sought to bring contributions from Social Work and Education, focusing on Special Education and the use of volunteer work as an alternative service, identifying how these areas are historically correlated, and what are its current specificities given the political and economic climate in Brazil. For the development of the research, the methodological procedures were based on historical-dialectical materialism from a qualitative approach, having as techniques the accomplishment of bibliographical and documentary research in the online open bases of public access such as the Scielo Platform, in addition to books from the personal collection, and governmental and non-governmental platforms such as the websites of the Department of Education and publications of the Official Gazette of the Federal District. This process was carried out over the years 2021 and 2022, making it possible to identify significant neoliberal foundations and the influence of neoconservative arguments both in the program's public notices and in the daily work of social educators. Furthermore, from the data collected, the growing potential of the insertion of social workers in education policy was highlighted, considering the contribution and struggle of the category on the defense of a new model of society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.