Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4059
Título: | Materiais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de modelos atômicos |
Autor(es): | Guimarães, Loraine Borges |
Orientador(es): | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Assunto: | Material didático Inclusão escolar Deficientes visuais - educação Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | Jun-2011 |
Data de publicação: | 9-Nov-2012 |
Referência: | GUIMARÃES, Loraine Borges. Materiais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de modelos atômicos. 2011. [24] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A partir das orientações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e do MEC (Ministério da Educação), os alunos especiais passaram a ser incluídos nas escolas regulares. Sendo assim dever da escola promover a inclusão. Especificamente na inclusão de cegos, é preciso recursos adequados para suprir a falta de visualização. Neste contexto, a Química, disciplina que utiliza grande apelo visual, oferece um enorme desafio para a aquisição dos seus conceitos pelos deficientes visuais. O trabalho propõe a discussão sobre a importância da utilização de trabalhar com recursos pedagógicos que possibilitem aos deficientes visuais a compreensão e a construção do imaginário sobre os Modelos Atômicos. Sendo proposto o desenvolvimento de materiais acessíveis ao manuseio que simulassem Modelos Atômicos, foram desenvolvidos protótipos que simulavam os Modelos Atômicos de Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr. Com o uso dos protótipos evidenciou a importância da utilização de recursos didáticos para a aprendizagem independente das características individuais promovendo com isso a inclusão. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons