Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Loraine Borges | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Loraine Borges. Materiais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de modelos atômicos. 2011. [24] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011. | en |
dc.description.abstract | A partir das orientações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e do MEC (Ministério da Educação), os alunos especiais passaram a ser incluídos nas escolas regulares. Sendo assim dever da escola promover a inclusão. Especificamente na inclusão de cegos, é preciso recursos adequados para suprir a falta de visualização. Neste contexto, a Química, disciplina que utiliza grande apelo visual, oferece um enorme desafio para a aquisição dos seus conceitos pelos deficientes visuais. O trabalho propõe a discussão sobre a importância da utilização de trabalhar com recursos pedagógicos que possibilitem aos deficientes visuais a compreensão e a construção do imaginário sobre os Modelos Atômicos. Sendo proposto o desenvolvimento de materiais acessíveis ao manuseio que simulassem Modelos Atômicos, foram desenvolvidos protótipos que simulavam os Modelos Atômicos de Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr. Com o uso dos protótipos evidenciou a importância da utilização de recursos didáticos para a aprendizagem independente das características individuais promovendo com isso a inclusão. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Material didático | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Deficientes visuais - educação | en |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | en |
dc.title | Materiais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de modelos atômicos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-11-09T13:15:05Z | - |
dc.date.available | 2012-11-09T13:15:05Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-09T13:15:05Z | - |
dc.date.submitted | 2011-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4059 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|