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Título: A filosofia acadêmica e a vida dos jovens estudantes de escola pública : seria esse um abismo intransponível?
Autor(es): Costa, Vinícius Campos da
Orientador(es): Basali, Rogério Alessandro de Mello
Assunto: Filosofia - estudo e ensino
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 19-Nov-2024
Referência: COSTA, Vinícius Campos da. A filosofia acadêmica e a vida dos jovens estudantes de escola pública: seria esse um abismo intransponível?. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho levanta reflexões sobre o ensino de filosofia nas universidades e no ensino médio das escolas públicas, ressaltando as disparidades entre esses contextos. O objetivo é buscar maneiras de aproximar o cânone filosófico da realidade dos estudantes de ensino médio, promovendo a filosofia como uma ferramenta prática e transformadora, capaz de gerar mudanças intelectuais, sociais e políticas, possibilitando uma abordagem rizomática da educação, conforme proposta por Deleuze e Guattari. Essa abordagem valoriza o conhecimento como algo fluido, dinâmico e interconectado, promovendo uma prática pedagógica que favoreça a criatividade, a inovação e a multiplicidade. Para isso, propõe-se o uso do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) como uma ferramenta prática para engajar os jovens com a filosofia, estruturando o ensino em quatro etapas: sensibilização, problematização, investigação e conceituação, aproximando o conteúdo da realidade dos estudantes e incentivando o desenvolvimento de um pensamento criativo. O PAS pode ser um dos principais pontos de partida porque sua matriz de obras tem um foco maior em apresentar conteúdos que tenham uma maior ligação com os jovens, mas partindo dessa ideia podemos usar como base outras referências para gerar essa aproximação.
Abstract: This paper investigates the dissociation between the teaching of philosophy at universities and in high schools within public education, highlighting the disparities between these contexts. The goal is to find ways to bridge the philosophical canon with the reality of high school students, promoting philosophy as a practical and transformative tool capable of generating intellectual, social, and political changes, and enabling a rhizomatic approach to education, as proposed by Deleuze and Guattari. This approach values knowledge as fluid, dynamic, and interconnected, promoting a pedagogical practice that favors creativity, innovation, and multiplicity. To achieve this, the use of the Program for Serial Evaluation (PAS) from the University of Brasília (UnB) is proposed as a practical tool to engage students with philosophy, structuring teaching in four stages: sensitization, problematization, investigation, and conceptualization, bringing the content closer to the students' reality and encouraging the development of creative thinking. The PAS can be a key starting point, as its selection matrix emphasizes presenting content that resonates more with young people. Building on this idea, other references can also serve as a basis to promote this connection.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2024.
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