Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MariaInesCostaRocha_tcc.pdf207,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso dos resultados da prova diagnóstica do DF por gestores e professores
Autor(es): Rocha, Maria Inês Costa
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Ensino fundamental
Avaliação de desempenho
Trabalho pedagógico
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 5-Nov-2024
Data de publicação: 19-Nov-2024
Referência: ROCHA, Maria Inês Costa. O uso dos resultados da prova diagnóstica do DF por gestores e professores. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho analisa o uso dos resultados da Prova Diagnóstica do Distrito Federal por parte de professores e da equipe de gestão de uma escola pública de ensino fundamental. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa de natureza básica. A pesquisa teve caráter exploratório e foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Participaram do estudo dois professores e um gestor da escola. Os resultados indicaram que a Prova Diagnóstica desempenha um papel importante no planejamento e na intervenção pedagógica, sendo utilizada tanto para identificar lacunas quanto para planejar ações. A gestão pedagógica teve o papel importante de divulgar os resultados da Prova Diagnóstica aos professores e demais profissionais. Contudo, foi destacado pelos professores que é necessário criar espaços para discussões colaborativas e refletir sobre as práticas para fortalecer o uso da Prova Diagnóstica de forma mais abrangente. Dessa forma, conclui-se que a Prova Diagnóstica tem potencial para contribuir com o processo ensino-aprendizagem e para impactar positivamente o trabalho pedagógico da escola desde que efetivamente utilizados.
Abstract: This paper analyzes the use of the results of the Diagnostic Evaluation of the Federal District by teachers and the management team of a public elementary school. The research chosen was a qualitative approach of a basic nature. The study was exploratory and was carried out in a public elementary school. The data collection instrument was a semi-structured interview. Two teachers and a school manager participated in the study. The results indicated that the Diagnostic Evaluation plays an important role in pedagogical planning and intervention, used to identify gaps and to plan actions. The pedagogical management team had an important role in disseminating the results of the Diagnostic Evaluation to teachers and other professionals. However, the teachers highlighted the need to create spaces for collaborative discussions and reflect on practices to strengthen the use of the Diagnostic Evaluation more comprehensively. Thus, it is concluded that the Diagnostic Evaluation can contribute to the teaching-learning process and to positively impact the school's pedagogical work as long as it is effectively used.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.