Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/40590
Título: | O uso dos resultados da prova diagnóstica do DF por gestores e professores |
Autor(es): | Rocha, Maria Inês Costa |
Orientador(es): | Jesus, Girlene Ribeiro de |
Assunto: | Ensino fundamental Avaliação de desempenho Trabalho pedagógico Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 5-Nov-2024 |
Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
Referência: | ROCHA, Maria Inês Costa. O uso dos resultados da prova diagnóstica do DF por gestores e professores. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho analisa o uso dos resultados da Prova Diagnóstica do Distrito Federal por
parte de professores e da equipe de gestão de uma escola pública de ensino fundamental.
Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa de natureza básica. A pesquisa teve caráter
exploratório e foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental. O instrumento de
coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Participaram do estudo dois professores e um
gestor da escola. Os resultados indicaram que a Prova Diagnóstica desempenha um papel
importante no planejamento e na intervenção pedagógica, sendo utilizada tanto para
identificar lacunas quanto para planejar ações. A gestão pedagógica teve o papel importante
de divulgar os resultados da Prova Diagnóstica aos professores e demais profissionais.
Contudo, foi destacado pelos professores que é necessário criar espaços para discussões
colaborativas e refletir sobre as práticas para fortalecer o uso da Prova Diagnóstica de forma
mais abrangente. Dessa forma, conclui-se que a Prova Diagnóstica tem potencial para
contribuir com o processo ensino-aprendizagem e para impactar positivamente o trabalho
pedagógico da escola desde que efetivamente utilizados. |
Abstract: | This paper analyzes the use of the results of the Diagnostic Evaluation of the Federal
District by teachers and the management team of a public elementary school. The research
chosen was a qualitative approach of a basic nature. The study was exploratory and was
carried out in a public elementary school. The data collection instrument was a
semi-structured interview. Two teachers and a school manager participated in the study. The
results indicated that the Diagnostic Evaluation plays an important role in pedagogical
planning and intervention, used to identify gaps and to plan actions. The pedagogical
management team had an important role in disseminating the results of the Diagnostic
Evaluation to teachers and other professionals. However, the teachers highlighted the need to
create spaces for collaborative discussions and reflect on practices to strengthen the use of the
Diagnostic Evaluation more comprehensively. Thus, it is concluded that the Diagnostic
Evaluation can contribute to the teaching-learning process and to positively impact the
school's pedagogical work as long as it is effectively used. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.