Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LoraineBorgesGuimaraes.pdf543,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Materiais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de modelos atômicos
Autor(es): Guimarães, Loraine Borges
Orientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Material didático
Inclusão escolar
Deficientes visuais - educação
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: Jun-2011
Data de publicação: 9-Nov-2012
Referência: GUIMARÃES, Loraine Borges. Materiais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de modelos atômicos. 2011. [24] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A partir das orientações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e do MEC (Ministério da Educação), os alunos especiais passaram a ser incluídos nas escolas regulares. Sendo assim dever da escola promover a inclusão. Especificamente na inclusão de cegos, é preciso recursos adequados para suprir a falta de visualização. Neste contexto, a Química, disciplina que utiliza grande apelo visual, oferece um enorme desafio para a aquisição dos seus conceitos pelos deficientes visuais. O trabalho propõe a discussão sobre a importância da utilização de trabalhar com recursos pedagógicos que possibilitem aos deficientes visuais a compreensão e a construção do imaginário sobre os Modelos Atômicos. Sendo proposto o desenvolvimento de materiais acessíveis ao manuseio que simulassem Modelos Atômicos, foram desenvolvidos protótipos que simulavam os Modelos Atômicos de Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr. Com o uso dos protótipos evidenciou a importância da utilização de recursos didáticos para a aprendizagem independente das características individuais promovendo com isso a inclusão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons