Título: | A formação de crianças como leitoras críticas nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Tenazor, Laissa Cristina Lisboa |
Orientador(es): | Oliveira, Roni Ivan Rocha de |
Assunto: | Alfabetização Letramento Leitura - educação |
Data de apresentação: | 25-Out-2024 |
Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
Referência: | TENAZOR, Laissa Cristina Lisboa. A formação de crianças como leitoras críticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A pesquisa intitulada: “A formação de crianças como leitoras críticas nos anos
iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo analisar abordagens que
promovem o cultivo do pensamento crítico e reflexivo na formação de crianças no
ensino da leitura. Para isso, adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica
sistemática de caráter qualitativo. Para compor o presente estudo, foram levantadas
discussões acerca da alfabetização e letramento à luz da Pedagogia histórico-crítica
e das concepções de Paulo Freire, que enfatizam o ensino da leitura como um
instrumento de emancipação e construção de consciência crítica, promovendo o
desenvolvimento de leitores capazes de interpretar e transformar a realidade ao seu
redor. Ademais, foi destacado o papel do professor na promoção da leitura crítica,
bem como a necessidade de uma prática pedagógica que reconheça a
indissociabilidade entre a leitura da palavra e a leitura do mundo, visando a
implementação de estratégias interdisciplinares e contextualizadas que promovam o
desenvolvimento crítico das crianças. |
Abstract: | The research titled "The Formation of Children as Critical Readers in the Early Years
of Elementary School" aims to analyze approaches that promote the cultivation of
critical and reflective thinking in children's reading education. To achieve this, a
systematic qualitative literature review methodology was adopted. The study raises
discussions about literacy and reading in light of historical-critical pedagogy and
Paulo Freire's conceptions, which emphasize reading instruction as a tool for
emancipation and the construction of critical consciousness, fostering the
development of readers capable of interpreting and transforming the reality around
them. Furthermore, the role of the teacher in promoting critical reading is highlighted,
as well as the need for a pedagogical practice that recognizes the inseparability
between the reading of words and the reading of the world, aiming to implement
interdisciplinary and contextualized strategies that promote the critical development
of children. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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