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Título: A formação de crianças como leitoras críticas nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Tenazor, Laissa Cristina Lisboa
Orientador(es): Oliveira, Roni Ivan Rocha de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Leitura - educação
Data de apresentação: 25-Out-2024
Data de publicação: 19-Nov-2024
Referência: TENAZOR, Laissa Cristina Lisboa. A formação de crianças como leitoras críticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A pesquisa intitulada: “A formação de crianças como leitoras críticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo analisar abordagens que promovem o cultivo do pensamento crítico e reflexivo na formação de crianças no ensino da leitura. Para isso, adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica sistemática de caráter qualitativo. Para compor o presente estudo, foram levantadas discussões acerca da alfabetização e letramento à luz da Pedagogia histórico-crítica e das concepções de Paulo Freire, que enfatizam o ensino da leitura como um instrumento de emancipação e construção de consciência crítica, promovendo o desenvolvimento de leitores capazes de interpretar e transformar a realidade ao seu redor. Ademais, foi destacado o papel do professor na promoção da leitura crítica, bem como a necessidade de uma prática pedagógica que reconheça a indissociabilidade entre a leitura da palavra e a leitura do mundo, visando a implementação de estratégias interdisciplinares e contextualizadas que promovam o desenvolvimento crítico das crianças.
Abstract: The research titled "The Formation of Children as Critical Readers in the Early Years of Elementary School" aims to analyze approaches that promote the cultivation of critical and reflective thinking in children's reading education. To achieve this, a systematic qualitative literature review methodology was adopted. The study raises discussions about literacy and reading in light of historical-critical pedagogy and Paulo Freire's conceptions, which emphasize reading instruction as a tool for emancipation and the construction of critical consciousness, fostering the development of readers capable of interpreting and transforming the reality around them. Furthermore, the role of the teacher in promoting critical reading is highlighted, as well as the need for a pedagogical practice that recognizes the inseparability between the reading of words and the reading of the world, aiming to implement interdisciplinary and contextualized strategies that promote the critical development of children.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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