Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40588
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LaissaCristinaLisboaTenazor_tcc.pdf233,44 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Roni Ivan Rocha de-
dc.contributor.authorTenazor, Laissa Cristina Lisboa-
dc.identifier.citationTENAZOR, Laissa Cristina Lisboa. A formação de crianças como leitoras críticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa intitulada: “A formação de crianças como leitoras críticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo analisar abordagens que promovem o cultivo do pensamento crítico e reflexivo na formação de crianças no ensino da leitura. Para isso, adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica sistemática de caráter qualitativo. Para compor o presente estudo, foram levantadas discussões acerca da alfabetização e letramento à luz da Pedagogia histórico-crítica e das concepções de Paulo Freire, que enfatizam o ensino da leitura como um instrumento de emancipação e construção de consciência crítica, promovendo o desenvolvimento de leitores capazes de interpretar e transformar a realidade ao seu redor. Ademais, foi destacado o papel do professor na promoção da leitura crítica, bem como a necessidade de uma prática pedagógica que reconheça a indissociabilidade entre a leitura da palavra e a leitura do mundo, visando a implementação de estratégias interdisciplinares e contextualizadas que promovam o desenvolvimento crítico das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - educaçãopt_BR
dc.titleA formação de crianças como leitoras críticas nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T14:14:15Z-
dc.date.available2024-11-19T14:14:15Z-
dc.date.submitted2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40588-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research titled "The Formation of Children as Critical Readers in the Early Years of Elementary School" aims to analyze approaches that promote the cultivation of critical and reflective thinking in children's reading education. To achieve this, a systematic qualitative literature review methodology was adopted. The study raises discussions about literacy and reading in light of historical-critical pedagogy and Paulo Freire's conceptions, which emphasize reading instruction as a tool for emancipation and the construction of critical consciousness, fostering the development of readers capable of interpreting and transforming the reality around them. Furthermore, the role of the teacher in promoting critical reading is highlighted, as well as the need for a pedagogical practice that recognizes the inseparability between the reading of words and the reading of the world, aiming to implement interdisciplinary and contextualized strategies that promote the critical development of children.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.