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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorOliveira, Juliana Santos de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juliana Santos de. A inclusão da criança autista na educação infantil: revisão de literatura integrativa. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractPensar na inclusão de crianças autistas na educação infantil envolve considerar uma série de práticas, adaptações e atitudes que garantam o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dessas crianças na educação. Pensando nesse contexto, este artigo tem como objetivo compreender as práticas de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, visando promover um ambiente educacional inclusivo. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura, abrangendo artigos empíricos e teóricos publicados entre 2020 e 2024, indexados nas bases Capes e Scielo. A partir de uma triagem inicial de 826 textos, 29 foram pré-selecionados em uma análise realizada pela autora, culminando na inclusão final de 13 artigos para a análise detalhada. Esses textos foram organizados em cinco categorias principais, conforme os objetivos de análise empírica da autora, sendo eles: Capacitação de docentes, Práticas pedagógicas inclusivas, Casos e/ou Histórias de Vida, Tecnologias digitais na inclusão e Reflexões acerca da atuação do pedagogo(a). Os resultados do trabalho indicam que, embora existam diversas práticas de inclusão eficientes relatadas na literatura, ainda há desafios significativos a serem superados, principalmente relacionados à formação dos professores e ao apoio institucional. Diante do estudo realizado, conclui-se que a inclusão de crianças com TEA na educação infantil requer um compromisso constante de todos os envolvidos, além de políticas educacionais que ofereçam suporte adequado e recursos suficientes para a implementação de práticas pedagógicas eficientes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleA inclusão da criança autista na educação infantil : revisão de literatura integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T14:08:19Z-
dc.date.available2024-11-19T14:08:19Z-
dc.date.submitted2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40587-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Thinking about the inclusion of autistic children in early childhood education involves considering a series of practices, adaptations and attitudes that guarantee access, permanence, participation and learning for these children. With this in mind, this article aims to understand the inclusion practices of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education, with a view to promoting an inclusive educational environment. To this end, an integrative literature review was carried out, covering empirical and theoretical articles published between 2020 and 2024, indexed in the Capes and Scielo databases. From an initial screening of 826 texts, 29 were pre-selected in an analysis carried out by the author, culminating in the final inclusion of 13 articles for detailed analysis. These texts were organized into five main categories, according to the author's empirical analysis objectives: Teacher training, Inclusive pedagogical practices, Cases and/or life stories, Digital technologies in inclusion and Reflections on the role of the pedagogue. The results of the study indicate that, although there are several effective inclusion practices reported in the literature, there are still significant challenges to be overcome, mainly related to teacher training and institutional support. The study concludes that the inclusion of children with ASD in early childhood education requires a constant commitment from all those involved, as well as educational policies that provide adequate support and sufficient resources for the implementation of effective pedagogical practices.pt_BR
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