Título: | A inclusão da criança autista na educação infantil : revisão de literatura integrativa |
Autor(es): | Oliveira, Juliana Santos de |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Educação infantil Autismo - educação especial Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 25-Out-2024 |
Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, Juliana Santos de. A inclusão da criança autista na educação infantil: revisão de literatura integrativa. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Pensar na inclusão de crianças autistas na educação infantil envolve considerar uma
série de práticas, adaptações e atitudes que garantam o acesso, a permanência, a
participação e a aprendizagem dessas crianças na educação. Pensando nesse
contexto, este artigo tem como objetivo compreender as práticas de inclusão de
crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, visando
promover um ambiente educacional inclusivo. Para isso, foi realizada uma revisão
integrativa de literatura, abrangendo artigos empíricos e teóricos publicados entre
2020 e 2024, indexados nas bases Capes e Scielo. A partir de uma triagem inicial de
826 textos, 29 foram pré-selecionados em uma análise realizada pela autora,
culminando na inclusão final de 13 artigos para a análise detalhada. Esses textos
foram organizados em cinco categorias principais, conforme os objetivos de análise
empírica da autora, sendo eles: Capacitação de docentes, Práticas pedagógicas
inclusivas, Casos e/ou Histórias de Vida, Tecnologias digitais na inclusão e
Reflexões acerca da atuação do pedagogo(a). Os resultados do trabalho indicam
que, embora existam diversas práticas de inclusão eficientes relatadas na literatura,
ainda há desafios significativos a serem superados, principalmente relacionados à
formação dos professores e ao apoio institucional. Diante do estudo realizado,
conclui-se que a inclusão de crianças com TEA na educação infantil requer um
compromisso constante de todos os envolvidos, além de políticas educacionais que
ofereçam suporte adequado e recursos suficientes para a implementação de
práticas pedagógicas eficientes. |
Abstract: | Thinking about the inclusion of autistic children in early childhood education
involves considering a series of practices, adaptations and attitudes that guarantee
access, permanence, participation and learning for these children. With this in
mind, this article aims to understand the inclusion practices of children with Autism
Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education, with a view to promoting an
inclusive educational environment. To this end, an integrative literature review was
carried out, covering empirical and theoretical articles published between 2020 and
2024, indexed in the Capes and Scielo databases. From an initial screening of 826
texts, 29 were pre-selected in an analysis carried out by the author, culminating in
the final inclusion of 13 articles for detailed analysis. These texts were organized
into five main categories, according to the author's empirical analysis objectives:
Teacher training, Inclusive pedagogical practices, Cases and/or life stories, Digital
technologies in inclusion and Reflections on the role of the pedagogue. The results
of the study indicate that, although there are several effective inclusion practices
reported in the literature, there are still significant challenges to be overcome,
mainly related to teacher training and institutional support. The study concludes
that the inclusion of children with ASD in early childhood education requires a
constant commitment from all those involved, as well as educational policies that
provide adequate support and sufficient resources for the implementation of
effective pedagogical practices. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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