Título: | A profissionalidade e a formação de professores da Universidade de Brasília : uma análise documental |
Autor(es): | Cardoso, Verônica Elise Ruth Militzer Popov |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Coorientador(es): | Santos, Querem Dias de Oliveira |
Assunto: | Professores - formação Universidade de Brasília (UnB) - docentes |
Data de apresentação: | 4-Set-2024 |
Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
Referência: | CARDOSO, Verônica Elise Ruth Militzer Popov. A profissionalidade e a formação de professores da Universidade de Brasília: uma análise documental. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente artigo visa explorar o tema profissionalidade e o modo como é abordado pelos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília, sendo um recorte de uma pesquisa que se propõe estudar as Perspectivas Epistemológicas da Formação de Professores e suas concepções Formativas. Com esse objetivo, o estudo investigou dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de 7 diferentes licenciaturas para identificar e analisar aspectos da a profissionalidade e a formação docente que são apresentadas nesses documentos. realizamos abordagem mista, quantitativa para recorte de amostra para análise e qualitativa visando a análise do conteúdo. Por meio da análise foi possível perceber uma abordagem existente, porém descentralizada sobre o tema, que visa a formação de professores com domínio teórico; além disso é perceptível que há uma discussão sobre a profissionalização focada nas competências e habilidades esperadas dos egressos, sem um aprofundamento deste tópico no percurso da graduação. |
Abstract: | This article aims to explore the theme of professionalism and how it is addressed within the undergraduate courses at the University of Brasília, focusing on a segment of a study that seeks to examine and analyze the Epistemological Perspectives of Teacher Education and their Formative Conceptions. The study investigated the Pedagogical Projects of 7 different teaching programs to identify and analyze aspects of professionalism and teacher education presented in these documents. A mixed-methods approach was employed, utilizing quantitative methods for sample selection and analysis, and qualitative methods for content analysis. Through this analysis, it became evident that there exists a decentralized approach to the theme, which aims to educate teachers with theoretical expertise. Furthermore, there is a noticeable discussion on professionalization focused on the competencies and skills expected of graduates, albeit lacking in-depth exploration throughout the undergraduate curriculum. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.