Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Verônica Elise Ruth Militzer Popov | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Verônica Elise Ruth Militzer Popov. A profissionalidade e a formação de professores da Universidade de Brasília: uma análise documental. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo visa explorar o tema profissionalidade e o modo como é abordado pelos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília, sendo um recorte de uma pesquisa que se propõe estudar as Perspectivas Epistemológicas da Formação de Professores e suas concepções Formativas. Com esse objetivo, o estudo investigou dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de 7 diferentes licenciaturas para identificar e analisar aspectos da a profissionalidade e a formação docente que são apresentadas nesses documentos. realizamos abordagem mista, quantitativa para recorte de amostra para análise e qualitativa visando a análise do conteúdo. Por meio da análise foi possível perceber uma abordagem existente, porém descentralizada sobre o tema, que visa a formação de professores com domínio teórico; além disso é perceptível que há uma discussão sobre a profissionalização focada nas competências e habilidades esperadas dos egressos, sem um aprofundamento deste tópico no percurso da graduação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - docentes | pt_BR |
dc.title | A profissionalidade e a formação de professores da Universidade de Brasília : uma análise documental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T14:03:57Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T14:03:57Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40586 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Santos, Querem Dias de Oliveira | - |
dc.description.abstract1 | This article aims to explore the theme of professionalism and how it is addressed within the undergraduate courses at the University of Brasília, focusing on a segment of a study that seeks to examine and analyze the Epistemological Perspectives of Teacher Education and their Formative Conceptions. The study investigated the Pedagogical Projects of 7 different teaching programs to identify and analyze aspects of professionalism and teacher education presented in these documents. A mixed-methods approach was employed, utilizing quantitative methods for sample selection and analysis, and qualitative methods for content analysis. Through this analysis, it became evident that there exists a decentralized approach to the theme, which aims to educate teachers with theoretical expertise. Furthermore, there is a noticeable discussion on professionalization focused on the competencies and skills expected of graduates, albeit lacking in-depth exploration throughout the undergraduate curriculum. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|