Título: | A natureza na perspectiva da criança : percepção ambiental de alunos da rede pública do DF |
Autor(es): | Fonseca, Jessica Andreina García Sodoma |
Orientador(es): | Pato, Cláudia Marcia Lyra |
Assunto: | Educação ambiental Ensino fundamental Percepção ambiental |
Data de apresentação: | 18-Set-2024 |
Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
Referência: | SILVA, Gabrielle de Carvalho Fonseca. A natureza na perspectiva da criança: percepção ambiental de alunos da rede pública do DF. 2024. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O afastamento dos humanos com a natureza tem provocado o desequilíbrio ambiental.
Pesquisas mostram que o vínculo das pessoas com a natureza e as motivações implícitas à sua
preocupação ambiental são fundamentais para estimular a conservação ambiental. Promover o
contato com a natureza em crianças desde a infância é essencial, pois é nessa fase que estão
formando seus valores, estabelecendo fundamentos para a criação de princípios de cuidado e
respeito pelo meio ambiente. O estudo teve como objetivo compreender a concepção de
natureza e a percepção ambiental das crianças, bem como explorar a forma como elas se
relacionam com o ambiente natural. Participaram da pesquisa, de caráter exploratório e
qualitativo, 38 estudantes do 3º ano de uma escola pública do Distrito Federal, com idades entre
8 e 9 anos, de forma voluntária e durante o horário regular de aula. A coleta de dados foi
realizada por meio de um questionário contendo perguntas abertas e escalas de medida. Foram
empregadas análises estatísticas descritivas com o auxílio do software SPSS e análise de
conteúdo das respostas às perguntas abertas. Os resultados sugerem que as experiências das
crianças com ambientes naturais e atividades ao ar livre podem ter fortalecido seus sentimentos
e atitudes de cuidado com a natureza. Ainda assim, prevalece uma visão naturalista, em que a
natureza é percebida como algo separado dos seres humanos e associada apenas aos seus
elementos constituintes. Essa perspectiva reflete uma compreensão utilitarista, embora as
crianças reconheçam a importância da natureza para a vida. |
Resumén: | La separación entre los seres humanos y la naturaleza ha provocado un desequilibrio ambiental.
Investigaciones muestran que el vínculo de las personas con la naturaleza y las motivaciones
subyacentes para su preocupación por cuestiones ambientales son fundamentales para estimular
la conservación. Fomentar el contacto con la naturaleza desde la infancia es crucial, ya que en
esta etapa se forman los valores y principios de cuidado y respeto por el medio ambiente. El
estudio tuvo como objetivo comprender la concepción de la naturaleza y la percepción
ambiental de los niños, así como explorar la forma en que se relacionan con el entorno natural.
Participaron en la investigación, de carácter exploratorio y cualitativo, 38 estudiantes de tercer
grado de una escuela pública del Distrito Federal, con edades entre 8 y 9 años, de forma
voluntaria y durante el horario regular de clases. La recolección de datos se llevó a cabo
mediante un cuestionario que contenía preguntas abiertas y escalas de medición. Se emplearon
análisis estadísticos descriptivos con la ayuda del software SPSS y análisis de contenido de las
respuestas a las preguntas abiertas. Los resultados sugieren que las experiencias de los niños
con entornos naturales y actividades al aire libre pueden haber fortalecido sus sentimientos y
actitudes de cuidado hacia la naturaleza. Los resultados indicaron que todavía prevalece una
visión naturalista del medio ambiente, en la que la naturaleza es percibida como algo separado
de los seres humanos y asociada solo a sus elementos constituyentes. Esta perspectiva indica
una comprensión utilitarista de la naturaleza, aunque los niños reconocen su importancia para
la vida. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.