Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40584
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JessicaAndreinaGarciaFonseca_tcc.pdf559,6 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPato, Cláudia Marcia Lyra-
dc.contributor.authorFonseca, Jessica Andreina García Sodoma-
dc.identifier.citationSILVA, Gabrielle de Carvalho Fonseca. A natureza na perspectiva da criança: percepção ambiental de alunos da rede pública do DF. 2024. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO afastamento dos humanos com a natureza tem provocado o desequilíbrio ambiental. Pesquisas mostram que o vínculo das pessoas com a natureza e as motivações implícitas à sua preocupação ambiental são fundamentais para estimular a conservação ambiental. Promover o contato com a natureza em crianças desde a infância é essencial, pois é nessa fase que estão formando seus valores, estabelecendo fundamentos para a criação de princípios de cuidado e respeito pelo meio ambiente. O estudo teve como objetivo compreender a concepção de natureza e a percepção ambiental das crianças, bem como explorar a forma como elas se relacionam com o ambiente natural. Participaram da pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, 38 estudantes do 3º ano de uma escola pública do Distrito Federal, com idades entre 8 e 9 anos, de forma voluntária e durante o horário regular de aula. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo perguntas abertas e escalas de medida. Foram empregadas análises estatísticas descritivas com o auxílio do software SPSS e análise de conteúdo das respostas às perguntas abertas. Os resultados sugerem que as experiências das crianças com ambientes naturais e atividades ao ar livre podem ter fortalecido seus sentimentos e atitudes de cuidado com a natureza. Ainda assim, prevalece uma visão naturalista, em que a natureza é percebida como algo separado dos seres humanos e associada apenas aos seus elementos constituintes. Essa perspectiva reflete uma compreensão utilitarista, embora as crianças reconheçam a importância da natureza para a vida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordPercepção ambientalpt_BR
dc.titleA natureza na perspectiva da criança : percepção ambiental de alunos da rede pública do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T14:02:23Z-
dc.date.available2024-11-19T14:02:23Z-
dc.date.submitted2024-09-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40584-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2La separación entre los seres humanos y la naturaleza ha provocado un desequilibrio ambiental. Investigaciones muestran que el vínculo de las personas con la naturaleza y las motivaciones subyacentes para su preocupación por cuestiones ambientales son fundamentales para estimular la conservación. Fomentar el contacto con la naturaleza desde la infancia es crucial, ya que en esta etapa se forman los valores y principios de cuidado y respeto por el medio ambiente. El estudio tuvo como objetivo comprender la concepción de la naturaleza y la percepción ambiental de los niños, así como explorar la forma en que se relacionan con el entorno natural. Participaron en la investigación, de carácter exploratorio y cualitativo, 38 estudiantes de tercer grado de una escuela pública del Distrito Federal, con edades entre 8 y 9 años, de forma voluntaria y durante el horario regular de clases. La recolección de datos se llevó a cabo mediante un cuestionario que contenía preguntas abiertas y escalas de medición. Se emplearon análisis estadísticos descriptivos con la ayuda del software SPSS y análisis de contenido de las respuestas a las preguntas abiertas. Los resultados sugieren que las experiencias de los niños con entornos naturales y actividades al aire libre pueden haber fortalecido sus sentimientos y actitudes de cuidado hacia la naturaleza. Los resultados indicaron que todavía prevalece una visión naturalista del medio ambiente, en la que la naturaleza es percibida como algo separado de los seres humanos y asociada solo a sus elementos constituyentes. Esta perspectiva indica una comprensión utilitarista de la naturaleza, aunque los niños reconocen su importancia para la vida.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.