Título: | A concepção de autonomia na perspectiva de estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília : análise das influências educacionais e sociais |
Autor(es): | Silva, Gabrielle de Carvalho Fonseca |
Orientador(es): | Lisniowski, Simone Aparecida |
Assunto: | Desenvolvimento infantil Educação infantil Pedagogia - prática |
Data de apresentação: | 17-Set-2024 |
Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
Referência: | SILVA, Gabrielle de Carvalho Fonseca. A concepção de autonomia na perspectiva de estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília: análise das influências educacionais e sociais. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho investiga as diferentes concepções de autonomia a partir da perspectiva
dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília, explorando como essas
concepções são descritas pelos estudantes na prática educativa e no
desenvolvimento infantil. A pesquisa parte do pressuposto de que a visão de
autonomia dos estudantes da pesquisa influencia diretamente as experiências
pedagógicas e, consequentemente, a forma como compreendem o desenvolvimento
da autonomia nas crianças. Foram realizadas entrevistas com 5 (cinco) estudantes de
pedagogia, buscando compreender as semelhanças e diferenças nas concepções de
autonomia e como estão articuladas a diferentes práticas educativas que fomentam
ou não a autonomia das crianças. Os resultados mostram que as concepções de
autonomia são heterogêneas, refletindo uma variedade de concepções teóricas, cuja
compreensão e aplicação se modificam conforme as diferentes perspectivas nos
contextos sociais em que os estudantes da pesquisa estão inseridos, destacando a
importância de um ambiente escolar que favoreça o desenvolvimento crítico e
autônomo dos/as estudantes. |
Abstract: | This work investigates the different conceptions of autonomy from the perspective of
pedagogy students at the University of Brasília, exploring how these conceptions
impact educational practice and child development. The research assumes that the
educators' view of autonomy directly influences pedagogical experiences and,
consequently, the development of autonomy in children. Interviews were conducted
with pedagogy students, aiming to understand the similarities and differences in
conceptions of autonomy and how these influences develop educational practices that
foster autonomy. The results show that the conceptions of autonomy are variable,
whose understanding and application vary according to the different social contexts in
which educators are inserted, highlighting the importance of a school environment that
favors the critical and autonomous development of students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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