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dc.contributor.advisorLisniowski, Simone Aparecida-
dc.contributor.authorSilva, Gabrielle de Carvalho Fonseca-
dc.identifier.citationSILVA, Gabrielle de Carvalho Fonseca. A concepção de autonomia na perspectiva de estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília: análise das influências educacionais e sociais. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga as diferentes concepções de autonomia a partir da perspectiva dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília, explorando como essas concepções são descritas pelos estudantes na prática educativa e no desenvolvimento infantil. A pesquisa parte do pressuposto de que a visão de autonomia dos estudantes da pesquisa influencia diretamente as experiências pedagógicas e, consequentemente, a forma como compreendem o desenvolvimento da autonomia nas crianças. Foram realizadas entrevistas com 5 (cinco) estudantes de pedagogia, buscando compreender as semelhanças e diferenças nas concepções de autonomia e como estão articuladas a diferentes práticas educativas que fomentam ou não a autonomia das crianças. Os resultados mostram que as concepções de autonomia são heterogêneas, refletindo uma variedade de concepções teóricas, cuja compreensão e aplicação se modificam conforme as diferentes perspectivas nos contextos sociais em que os estudantes da pesquisa estão inseridos, destacando a importância de um ambiente escolar que favoreça o desenvolvimento crítico e autônomo dos/as estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.titleA concepção de autonomia na perspectiva de estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília : análise das influências educacionais e sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T13:54:37Z-
dc.date.available2024-11-19T13:54:37Z-
dc.date.submitted2024-09-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40583-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work investigates the different conceptions of autonomy from the perspective of pedagogy students at the University of Brasília, exploring how these conceptions impact educational practice and child development. The research assumes that the educators' view of autonomy directly influences pedagogical experiences and, consequently, the development of autonomy in children. Interviews were conducted with pedagogy students, aiming to understand the similarities and differences in conceptions of autonomy and how these influences develop educational practices that foster autonomy. The results show that the conceptions of autonomy are variable, whose understanding and application vary according to the different social contexts in which educators are inserted, highlighting the importance of a school environment that favors the critical and autonomous development of students.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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