Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Felipe, Paulo Henrique de | - |
dc.contributor.author | Santos, Emilly Rego | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Emilly Rego. Transição da educação infantil para o ensino fundamental 1: quais práticas pedagógicas permanecem e/ou são esquecidas?. 2024. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa aborda a temática da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Tomando como parâmetro os documentos orientadores - Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Diretrizes Nacional da Educação Infantil (DCNEI),
Currículo em Movimento do Distrito Federal, e Secretaria de Educação do Distrito Federal - e os
pensadores contemporâneos que versam sobre a temática, buscaremos compreender como se dá o
processo de transição das crianças da Educação Infantil para os Anos Iniciais, a fim de discutir quais
práticas pedagógicas permanecem e quais tendem a ser esquecidas durante esse processo. Para a
realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com professoras da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental – Anos Iniciais. Sabemos que durante a Educação Infantil o brincar e a ludicidade são
ferramentas primordiais para a aprendizagem das crianças. Durante a etapa do Ensino Fundamental
– Anos Iniciais, é notório que as brincadeiras são deixadas de lado e que a rotina das crianças começa
a ser mais rígida e com um foco mais disciplinar e conteudista. Essa investigação tem uma abordagem
qualitativa, utilizando de técnicas de observação de pesquisa através de entrevistas e observação
participante em campo tendo como observação como se deu o processo de transição dos estudantes
da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e ainda como eles se comportaram ao longo desse
processo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Transição da educação infantil para o ensino fundamental 1 : quais práticas pedagógicas permanecem e/ou são esquecidas? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T13:48:01Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T13:48:01Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40582 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research addresses the issue of the transition from Early Childhood Education to Primary
Education. Taking as a parameter the guiding documents - the National Common Curriculum Base
(BNCC), the Education Guidelines and Bases Law (LDB), the National Early Childhood Education
Guidelines (DCNEI), the Federal District's Curriculum on the Move, and the Federal District's
Department of Education and contemporary thinkers who deal with the subject, we will seek to
understand how the process of transition of children from Early Childhood Education to the Early
Years takes place, in order to discuss which pedagogical practices remain and which tend to be
forgotten during this process. In order to carry out the research, interviews were conducted with
teachers from Early Childhood Education and Primary Education - Early Years. We know that during
Early Childhood Education, play and playfulness are essential tools for children's learning. During
the Early Years stage of elementary school, it is notorious that play is put aside and that the children's
routine begins to be more rigid and with a more disciplinary and content-oriented focus. This
investigation takes a qualitative approach, using research observation techniques through interviews
and participant observation in the field, observing how the students' transition from Early Childhood
Education to Primary Education took place and how they behaved throughout this process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|