Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_EmillyRegoSantos_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFelipe, Paulo Henrique de-
dc.contributor.authorSantos, Emilly Rego-
dc.identifier.citationSANTOS, Emilly Rego. Transição da educação infantil para o ensino fundamental 1: quais práticas pedagógicas permanecem e/ou são esquecidas?. 2024. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa aborda a temática da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Tomando como parâmetro os documentos orientadores - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Diretrizes Nacional da Educação Infantil (DCNEI), Currículo em Movimento do Distrito Federal, e Secretaria de Educação do Distrito Federal - e os pensadores contemporâneos que versam sobre a temática, buscaremos compreender como se dá o processo de transição das crianças da Educação Infantil para os Anos Iniciais, a fim de discutir quais práticas pedagógicas permanecem e quais tendem a ser esquecidas durante esse processo. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Sabemos que durante a Educação Infantil o brincar e a ludicidade são ferramentas primordiais para a aprendizagem das crianças. Durante a etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é notório que as brincadeiras são deixadas de lado e que a rotina das crianças começa a ser mais rígida e com um foco mais disciplinar e conteudista. Essa investigação tem uma abordagem qualitativa, utilizando de técnicas de observação de pesquisa através de entrevistas e observação participante em campo tendo como observação como se deu o processo de transição dos estudantes da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e ainda como eles se comportaram ao longo desse processo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.titleTransição da educação infantil para o ensino fundamental 1 : quais práticas pedagógicas permanecem e/ou são esquecidas?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T13:48:01Z-
dc.date.available2024-11-19T13:48:01Z-
dc.date.submitted2024-08-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40582-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research addresses the issue of the transition from Early Childhood Education to Primary Education. Taking as a parameter the guiding documents - the National Common Curriculum Base (BNCC), the Education Guidelines and Bases Law (LDB), the National Early Childhood Education Guidelines (DCNEI), the Federal District's Curriculum on the Move, and the Federal District's Department of Education and contemporary thinkers who deal with the subject, we will seek to understand how the process of transition of children from Early Childhood Education to the Early Years takes place, in order to discuss which pedagogical practices remain and which tend to be forgotten during this process. In order to carry out the research, interviews were conducted with teachers from Early Childhood Education and Primary Education - Early Years. We know that during Early Childhood Education, play and playfulness are essential tools for children's learning. During the Early Years stage of elementary school, it is notorious that play is put aside and that the children's routine begins to be more rigid and with a more disciplinary and content-oriented focus. This investigation takes a qualitative approach, using research observation techniques through interviews and participant observation in the field, observing how the students' transition from Early Childhood Education to Primary Education took place and how they behaved throughout this process.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.