Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_DeniseCurcioDosSantos_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A conexão com a natureza na educação infantil : um estudo exploratório em uma escola da rede pública do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Denise Curcio dos
Orientador(es): Pato, Cláudia Marcia Lyra
Assunto: Escolas públicas
Educação infantil
Educação ambiental
Data de apresentação: 18-Set-2024
Data de publicação: 19-Nov-2024
Referência: SANTOS, Denise Curcio dos. A conexão com a natureza na educação infantil: um estudo exploratório em uma escola da rede pública do Distrito Federal. 2024. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Investiga o entendimento de estudantes da Pré-escola, da Educação Infantil, sobre questões relacionadas à natureza. Tem como objetivo identificar a compreensão das crianças sobre o que é a natureza e de que forma se relacionam com ela. Aborda questões sobre o relacionamento humano-natureza destacando a constituição química e física dos seus corpos como um fator de conscientização da relação existente entre eles. Descreve as diferentes formas de convivência estabelecidas pela humanidade com o meio ambiente ao longo de sua evolução e chama a atenção para as distintas maneiras de enxergar a natureza e se perceber ou não como parte dela. Adverte para a necessidade do estabelecimento de uma relação equilibrada entre a exploração dos recursos naturais e a conservação do meio ambiente. Destaca a relevância das ações voltadas para a formação das crianças e aponta a Educação Ambiental como instrumento para favorecer a aquisição de conhecimentos a respeito das questões ambientais, despertar nelas maior compreensão dos ciclos e sistemas próprios do meio ambiente e estimular a criação de vínculo com a natureza, de modo que, ao se perceberem como parte dela, se conscientizem da necessidade de cuidar e preservar todas as formas de vida para garantir uma subsistência equilibrada no planeta Terra. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, realizada em uma escola pública de Educação Infantil, localizada no Plano Piloto, na cidade de Brasília, DF, com 30 crianças com idade média de 5,8 anos. Revela a dificuldade das crianças em nomear a natureza a partir de seus elementos constituintes, mas constata uma relação positiva com esses mesmos elementos nas situações de contato direto com eles, em atividades ao ar livre.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.