Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pato, Cláudia Marcia Lyra | - |
dc.contributor.author | Santos, Denise Curcio dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Denise Curcio dos. A conexão com a natureza na educação infantil: um estudo exploratório em uma escola da rede pública do Distrito Federal. 2024. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investiga o entendimento de estudantes da Pré-escola, da Educação Infantil, sobre
questões relacionadas à natureza. Tem como objetivo identificar a compreensão das
crianças sobre o que é a natureza e de que forma se relacionam com ela. Aborda questões
sobre o relacionamento humano-natureza destacando a constituição química e física dos
seus corpos como um fator de conscientização da relação existente entre eles. Descreve
as diferentes formas de convivência estabelecidas pela humanidade com o meio ambiente
ao longo de sua evolução e chama a atenção para as distintas maneiras de enxergar a
natureza e se perceber ou não como parte dela. Adverte para a necessidade do
estabelecimento de uma relação equilibrada entre a exploração dos recursos naturais e a
conservação do meio ambiente. Destaca a relevância das ações voltadas para a formação
das crianças e aponta a Educação Ambiental como instrumento para favorecer a aquisição
de conhecimentos a respeito das questões ambientais, despertar nelas maior compreensão
dos ciclos e sistemas próprios do meio ambiente e estimular a criação de vínculo com a
natureza, de modo que, ao se perceberem como parte dela, se conscientizem da
necessidade de cuidar e preservar todas as formas de vida para garantir uma subsistência
equilibrada no planeta Terra. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa exploratória,
realizada em uma escola pública de Educação Infantil, localizada no Plano Piloto, na
cidade de Brasília, DF, com 30 crianças com idade média de 5,8 anos. Revela a
dificuldade das crianças em nomear a natureza a partir de seus elementos constituintes,
mas constata uma relação positiva com esses mesmos elementos nas situações de contato
direto com eles, em atividades ao ar livre. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | A conexão com a natureza na educação infantil : um estudo exploratório em uma escola da rede pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T13:39:08Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T13:39:08Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40581 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|