Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/40580
Título: | Representação étnico-racial e a literatura infantil : a escuta de professoras |
Autor(es): | Coutinho, Caroline de Deus |
Orientador(es): | Kipnis, Bernardo |
Coorientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Representatividade Literatura infantil Negros - representações Negros na literatura |
Data de apresentação: | 13-Jul-2024 |
Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
Referência: | COUTINHO, Caroline de Deus. Representação étnico-racial e a literatura infantil: a escuta de professoras. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a representação étnico-racial na literatura infantil, destacando-a
como uma questão crucial. Diante dessa problemática, esta pesquisa toma como objetivo geral
analisar a representatividade negra na literatura infantil brasileira, contos e histórias, presente
nas escolas da comunidade de Cavalcante - Goiás. Este estudo debruçou-se na metodologia
qualitativa, que incluiu pesquisa bibliográfica e entrevistas com professores da educação
infantil de cinco escolas públicas da referida comunidade. Os resultados indicam que os
professores necessitam de capacitação adequada e que há uma carência significativa de
materiais para abordar a temática na educação infantil. A divulgação e a acessibilidade gratuita
desses materiais são essenciais para que os professores possam tratar de forma efetiva a
diversidade em sala de aula. A presença de personagens que representem heróis e figuras
importantes da cultura afrodescendente é vital para a formação de sujeitos críticos, respeitosos
e empáticos. O estudo ressalta a importância do investimento do Estado na capacitação dos
professores e na aquisição de materiais que abordem a representatividade negra. Assim,
acredita-se que esses investimentos são fundamentais para promover uma educação mais
equitativa e inclusiva, contribuindo para a construção e reconhecimento das identidades das
crianças negras e de todas as outras etnias. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.