Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_CarolaineDeDeusCoutinho_tcc.pdf357,59 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorKipnis, Bernardo-
dc.contributor.authorCoutinho, Caroline de Deus-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Caroline de Deus. Representação étnico-racial e a literatura infantil: a escuta de professoras. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a representação étnico-racial na literatura infantil, destacando-a como uma questão crucial. Diante dessa problemática, esta pesquisa toma como objetivo geral analisar a representatividade negra na literatura infantil brasileira, contos e histórias, presente nas escolas da comunidade de Cavalcante - Goiás. Este estudo debruçou-se na metodologia qualitativa, que incluiu pesquisa bibliográfica e entrevistas com professores da educação infantil de cinco escolas públicas da referida comunidade. Os resultados indicam que os professores necessitam de capacitação adequada e que há uma carência significativa de materiais para abordar a temática na educação infantil. A divulgação e a acessibilidade gratuita desses materiais são essenciais para que os professores possam tratar de forma efetiva a diversidade em sala de aula. A presença de personagens que representem heróis e figuras importantes da cultura afrodescendente é vital para a formação de sujeitos críticos, respeitosos e empáticos. O estudo ressalta a importância do investimento do Estado na capacitação dos professores e na aquisição de materiais que abordem a representatividade negra. Assim, acredita-se que esses investimentos são fundamentais para promover uma educação mais equitativa e inclusiva, contribuindo para a construção e reconhecimento das identidades das crianças negras e de todas as outras etnias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRepresentatividadept_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordNegros - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordNegros na literaturapt_BR
dc.titleRepresentação étnico-racial e a literatura infantil : a escuta de professoraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T12:40:38Z-
dc.date.available2024-11-19T12:40:38Z-
dc.date.submitted2024-07-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40580-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoQueiroz, Norma Lucia Neris de-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.