Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Kipnis, Bernardo | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Caroline de Deus | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Caroline de Deus. Representação étnico-racial e a literatura infantil: a escuta de professoras. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a representação étnico-racial na literatura infantil, destacando-a
como uma questão crucial. Diante dessa problemática, esta pesquisa toma como objetivo geral
analisar a representatividade negra na literatura infantil brasileira, contos e histórias, presente
nas escolas da comunidade de Cavalcante - Goiás. Este estudo debruçou-se na metodologia
qualitativa, que incluiu pesquisa bibliográfica e entrevistas com professores da educação
infantil de cinco escolas públicas da referida comunidade. Os resultados indicam que os
professores necessitam de capacitação adequada e que há uma carência significativa de
materiais para abordar a temática na educação infantil. A divulgação e a acessibilidade gratuita
desses materiais são essenciais para que os professores possam tratar de forma efetiva a
diversidade em sala de aula. A presença de personagens que representem heróis e figuras
importantes da cultura afrodescendente é vital para a formação de sujeitos críticos, respeitosos
e empáticos. O estudo ressalta a importância do investimento do Estado na capacitação dos
professores e na aquisição de materiais que abordem a representatividade negra. Assim,
acredita-se que esses investimentos são fundamentais para promover uma educação mais
equitativa e inclusiva, contribuindo para a construção e reconhecimento das identidades das
crianças negras e de todas as outras etnias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - representações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros na literatura | pt_BR |
dc.title | Representação étnico-racial e a literatura infantil : a escuta de professoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T12:40:38Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T12:40:38Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40580 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|