Título: | A avaliação escolar em turmas de 3° ano do ensino fundamental I em uma escola pública do Distrito Federal |
Autor(es): | Sales, Nayara Cristina Soares Araujo de |
Orientador(es): | Fernandes, Rosana César de Arruda |
Assunto: | Avaliação educacional - ensino fundamental Ensino fundamental - séries iniciais Avaliação de aprendizagem Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) |
Data de apresentação: | 10-Set-2024 |
Data de publicação: | 14-Nov-2024 |
Referência: | SALES, Nayara Cristina Soares Araujo de. A avaliação escolar em turmas de 3° ano do ensino fundamental I em uma escola pública do Distrito Federal. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar como ocorre a avaliação escolar em turmas de 3º ano do ensino fundamental I, em uma escola pública do Distrito Federal, situada na cidade de Planaltina (DF). A abordagem da pesquisa é a qualitativa e caracteriza-se como pesquisa de campo. Os procedimentos e instrumentos selecionados para a produção de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e observações em salas de aula. A pesquisa amparou-se em Fernandes, Hoffmann, Luckesi, Veiga e Villas Boas, entre outros. Os resultados mostraram que as práticas avaliativas das professoras se aproximam de uma perspectiva formativa de avaliação, e buscam avaliar de forma contínua e processual, contemplando as aprendizagens de cada estudante, o que vai ao encontro com a perspectiva avaliativa normatizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. |
Abstract: | This article aims to analyze how school evaluation occurs in 3rd grade classes of elementary school I, in a public school in the Federal District, located in the city of Planaltina (DF). The research approach is qualitative and is characterized as field research. The procedures and instruments selected for data production were: bibliographic research, documental analysis, questionnaire and classroom observations. The research was based on Fernandes, Hoffmann, Luckesi, Veiga and Villas Boas, among others. The results showed that the evaluation practices of the teachers approach a formative perspective of evaluation, and seek to evaluate in a continuous and procedural way, contemplating the learning of each student, which is in line with the evaluation perspective standardized by the State Department of Education of the Federal District. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.