Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_NayaraCristinaSoaresDeSales_tcc.pdf298,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorSales, Nayara Cristina Soares Araujo de-
dc.identifier.citationSALES, Nayara Cristina Soares Araujo de. A avaliação escolar em turmas de 3° ano do ensino fundamental I em uma escola pública do Distrito Federal. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar como ocorre a avaliação escolar em turmas de 3º ano do ensino fundamental I, em uma escola pública do Distrito Federal, situada na cidade de Planaltina (DF). A abordagem da pesquisa é a qualitativa e caracteriza-se como pesquisa de campo. Os procedimentos e instrumentos selecionados para a produção de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e observações em salas de aula. A pesquisa amparou-se em Fernandes, Hoffmann, Luckesi, Veiga e Villas Boas, entre outros. Os resultados mostraram que as práticas avaliativas das professoras se aproximam de uma perspectiva formativa de avaliação, e buscam avaliar de forma contínua e processual, contemplando as aprendizagens de cada estudante, o que vai ao encontro com a perspectiva avaliativa normatizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacional - ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)pt_BR
dc.titleA avaliação escolar em turmas de 3° ano do ensino fundamental I em uma escola pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-14T11:57:40Z-
dc.date.available2024-11-14T11:57:40Z-
dc.date.submitted2024-09-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40532-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to analyze how school evaluation occurs in 3rd grade classes of elementary school I, in a public school in the Federal District, located in the city of Planaltina (DF). The research approach is qualitative and is characterized as field research. The procedures and instruments selected for data production were: bibliographic research, documental analysis, questionnaire and classroom observations. The research was based on Fernandes, Hoffmann, Luckesi, Veiga and Villas Boas, among others. The results showed that the evaluation practices of the teachers approach a formative perspective of evaluation, and seek to evaluate in a continuous and procedural way, contemplating the learning of each student, which is in line with the evaluation perspective standardized by the State Department of Education of the Federal District.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.