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https://bdm.unb.br/handle/10483/40505
Título: | Código químico : uma proposta de jogo didático como recurso para a promoção da alfabetização científica |
Autor(es): | Santos, Ruth Araújo Batista dos |
Orientador(es): | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias |
Assunto: | Química - estudo e ensino Jogos educativos Ludicidade |
Data de apresentação: | 3-Set-2024 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | SANTOS, Ruth Araújo Batista dos. Código químico: uma proposta de jogo didático como recurso para a promoção da alfabetização científica. 2024. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho insere-se no contexto das atividades desenvolvidas nas unidades curriculares “Prática Interdisciplinar de Ensino de Química II” e “Estágio Curricular”. Isto porque, durante as aulas sobre ludicidade foi construída a possibilidade de se qualificar o processo de aprendizagem em educação química por meio da utilização de jogos Assim, durante as atividades de estágio criou-se o cenário adequado para que fosse analisada a utilização do jogo "Código Químico" como recurso didático para favorecer o acesso do estudante ao processo de alfabetização científica. A fundamentação teórica foi ancorada nos trabalhos publicados de Chassot (2003), Soares (2004), Kishimoto (1995) e Cunha (2012), especialmente na construção da ideia de que a atividade lúdica pode contribuir para que a aprendizagem de conceitos químicos se torne mais significativa para os estudantes. A metodologia teve como orientação a abordagem qualitativa e foram realizadas as seguintes atividades para a produção de informações: questionários e gravações das partidas. A partir de uma análise qualitativa os resultados indicam que o ensino de química pode se tornar significativo para o estudante quando a aprendizagem se torna significativa pela utilização crítica da ludicidade, do diálogo e do cotidiano do estudante. Assim, a utilização de jogos pode contribuir para o processo de alfabetização científica especialmente quando a sequência didática enfatiza o protagonismo do estudante e a abordagem de temáticas que fazem parte do cotidiano escolar. Por fim, faz-se necessário destacar a necessidade da publicação de mais trabalhos acadêmicos que discutam a questão da utilização de jogos no contexto do ensino de química. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
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