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Título: Código químico : uma proposta de jogo didático como recurso para a promoção da alfabetização científica
Autor(es): Santos, Ruth Araújo Batista dos
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Química - estudo e ensino
Jogos educativos
Ludicidade
Data de apresentação: 3-Set-2024
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: SANTOS, Ruth Araújo Batista dos. Código químico: uma proposta de jogo didático como recurso para a promoção da alfabetização científica. 2024. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho insere-se no contexto das atividades desenvolvidas nas unidades curriculares “Prática Interdisciplinar de Ensino de Química II” e “Estágio Curricular”. Isto porque, durante as aulas sobre ludicidade foi construída a possibilidade de se qualificar o processo de aprendizagem em educação química por meio da utilização de jogos Assim, durante as atividades de estágio criou-se o cenário adequado para que fosse analisada a utilização do jogo "Código Químico" como recurso didático para favorecer o acesso do estudante ao processo de alfabetização científica. A fundamentação teórica foi ancorada nos trabalhos publicados de Chassot (2003), Soares (2004), Kishimoto (1995) e Cunha (2012), especialmente na construção da ideia de que a atividade lúdica pode contribuir para que a aprendizagem de conceitos químicos se torne mais significativa para os estudantes. A metodologia teve como orientação a abordagem qualitativa e foram realizadas as seguintes atividades para a produção de informações: questionários e gravações das partidas. A partir de uma análise qualitativa os resultados indicam que o ensino de química pode se tornar significativo para o estudante quando a aprendizagem se torna significativa pela utilização crítica da ludicidade, do diálogo e do cotidiano do estudante. Assim, a utilização de jogos pode contribuir para o processo de alfabetização científica especialmente quando a sequência didática enfatiza o protagonismo do estudante e a abordagem de temáticas que fazem parte do cotidiano escolar. Por fim, faz-se necessário destacar a necessidade da publicação de mais trabalhos acadêmicos que discutam a questão da utilização de jogos no contexto do ensino de química.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.
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