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Título: Mulher Rei (2022) em uma análise interseccional : caminhos para uma educação antirracista
Autor(es): Ferreira, Palloma Santos
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: Feminismo negro
Mulheres no cinema
Mulheres negras
Educação antirracista
Data de apresentação: 18-Mar-2024
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: FERREIRA, Palloma Santos. Mulher Rei (2022) em uma análise interseccional: caminhos para uma educação antirracista. 2024. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente estudo visa apresentar o filme Mulher Rei (2022) e as suas contribuições para uma educação antirracista, crítica e emancipadora, através de uma análise interseccional sob o viés do Feminismo Negro compreendendo as categorias de gênero, raça e classe. Foi utilizada a técnica de decupagem clássica, a partir da seleção de cenas que corroboram para o entendimento das mulheres na narrativa fílmica, analisando os seguintes elementos da linguagem cinematográfica: planos, cores e sons. Por fim, são apresentadas as possibilidades de como o cinema é um meio potencial para o desenvolvimento da educação antirracista baseando-se nas alterações da (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9.394/96, pelas leis: 10.639/03 que institui a obrigação do estudo e valorização da cultura Africana e Afro-Brasileira e também a Lei 11.533/23 que promove a implementação da Política Nacional de Educação Digital, contexto no qual é posto o debate sobre o currículo antirracista e a Pedagogia Decolonial.
Abstract: This study aims to present the film "Woman King" (2022) and its contributions to an anti-racist, critical, and emancipatory education through an intersectional analysis from the perspective of Black Feminism, encompassing the categories of gender, race, and class. The classic clipping technique was used, based on the selection of scenes that contribute to the understanding of women in the film narrative, analyzing the following elements of cinematographic language: shots, colors, and sounds. Finally, possibilities are presented on how cinema is a potential means for the development of anti-racist education, based on changes in the Brazilian Education Guidelines and Bases Law (LDB) 9.394/96, by laws: 10.639/03, which establishes the obligation to study and value African and Afro-Brazilian culture, and also Law 11.533/23, which promotes the implementation of the National Digital Education Policy, within the context of the debate on anti-racist curriculum and Decolonial Pedagogy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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