Título: | Mulher Rei (2022) em uma análise interseccional : caminhos para uma educação antirracista |
Autor(es): | Ferreira, Palloma Santos |
Orientador(es): | Versuti, Andrea Cristina |
Assunto: | Feminismo negro Mulheres no cinema Mulheres negras Educação antirracista |
Data de apresentação: | 18-Mar-2024 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | FERREIRA, Palloma Santos. Mulher Rei (2022) em uma análise interseccional: caminhos para uma educação antirracista. 2024. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente estudo visa apresentar o filme Mulher Rei (2022) e as suas contribuições para uma
educação antirracista, crítica e emancipadora, através de uma análise interseccional sob o viés
do Feminismo Negro compreendendo as categorias de gênero, raça e classe. Foi utilizada a
técnica de decupagem clássica, a partir da seleção de cenas que corroboram para o
entendimento das mulheres na narrativa fílmica, analisando os seguintes elementos da
linguagem cinematográfica: planos, cores e sons. Por fim, são apresentadas as possibilidades
de como o cinema é um meio potencial para o desenvolvimento da educação antirracista
baseando-se nas alterações da (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira
9.394/96, pelas leis: 10.639/03 que institui a obrigação do estudo e valorização da cultura
Africana e Afro-Brasileira e também a Lei 11.533/23 que promove a implementação da
Política Nacional de Educação Digital, contexto no qual é posto o debate sobre o currículo
antirracista e a Pedagogia Decolonial. |
Abstract: | This study aims to present the film "Woman King" (2022) and its contributions to an
anti-racist, critical, and emancipatory education through an intersectional analysis from the
perspective of Black Feminism, encompassing the categories of gender, race, and class. The
classic clipping technique was used, based on the selection of scenes that contribute to the
understanding of women in the film narrative, analyzing the following elements of
cinematographic language: shots, colors, and sounds. Finally, possibilities are presented on
how cinema is a potential means for the development of anti-racist education, based on
changes in the Brazilian Education Guidelines and Bases Law (LDB) 9.394/96, by laws:
10.639/03, which establishes the obligation to study and value African and Afro-Brazilian
culture, and also Law 11.533/23, which promotes the implementation of the National Digital
Education Policy, within the context of the debate on anti-racist curriculum and Decolonial
Pedagogy. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.