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dc.contributor.advisorVersuti, Andrea Cristina-
dc.contributor.authorFerreira, Palloma Santos-
dc.identifier.citationFERREIRA, Palloma Santos. Mulher Rei (2022) em uma análise interseccional: caminhos para uma educação antirracista. 2024. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa apresentar o filme Mulher Rei (2022) e as suas contribuições para uma educação antirracista, crítica e emancipadora, através de uma análise interseccional sob o viés do Feminismo Negro compreendendo as categorias de gênero, raça e classe. Foi utilizada a técnica de decupagem clássica, a partir da seleção de cenas que corroboram para o entendimento das mulheres na narrativa fílmica, analisando os seguintes elementos da linguagem cinematográfica: planos, cores e sons. Por fim, são apresentadas as possibilidades de como o cinema é um meio potencial para o desenvolvimento da educação antirracista baseando-se nas alterações da (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9.394/96, pelas leis: 10.639/03 que institui a obrigação do estudo e valorização da cultura Africana e Afro-Brasileira e também a Lei 11.533/23 que promove a implementação da Política Nacional de Educação Digital, contexto no qual é posto o debate sobre o currículo antirracista e a Pedagogia Decolonial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFeminismo negropt_BR
dc.subject.keywordMulheres no cinemapt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.titleMulher Rei (2022) em uma análise interseccional : caminhos para uma educação antirracistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-12T13:11:15Z-
dc.date.available2024-11-12T13:11:15Z-
dc.date.submitted2024-03-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40486-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to present the film "Woman King" (2022) and its contributions to an anti-racist, critical, and emancipatory education through an intersectional analysis from the perspective of Black Feminism, encompassing the categories of gender, race, and class. The classic clipping technique was used, based on the selection of scenes that contribute to the understanding of women in the film narrative, analyzing the following elements of cinematographic language: shots, colors, and sounds. Finally, possibilities are presented on how cinema is a potential means for the development of anti-racist education, based on changes in the Brazilian Education Guidelines and Bases Law (LDB) 9.394/96, by laws: 10.639/03, which establishes the obligation to study and value African and Afro-Brazilian culture, and also Law 11.533/23, which promotes the implementation of the National Digital Education Policy, within the context of the debate on anti-racist curriculum and Decolonial Pedagogy.pt_BR
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