Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40476
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MatheusEliasSantosMoreira_tcc.pdf341,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Além do Plano Piloto : o ensino da história de Brasília sob um olhar descentralizado
Autor(es): Moreira, Matheus Elias Santos
Orientador(es): Almendra, Renata Silva
Assunto: Educação básica
Brasília (DF) - história
Currículo escolar
Material didático
Data de apresentação: 16-Set-2024
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: MOREIRA, Matheus Elias Santos. Além do Plano Piloto: o ensino da história de Brasília sob um olhar descentralizado. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A história de Brasília oficializada e contada nos espaços de educação formal, remontam uma narrativa única e privilegiada que aponta para alguns poucos “heróis” que idealizaram e executaram o esplêndido sonho de mudança de capital do Brasil. Essa narrativa hegemônica é reproduzida amplamente através de um enredo montado desde a época da fundação e inauguração de Brasília, sob a ótica de se estabelecer uma justificativa eficiente e atemporal. Neste sentido, foi investigado o processo no qual é construída e reproduzida a dita história oficial e se ele se apresenta dentro do documento norteador da educação básica do Distrito Federal, o Currículo em Movimento, também nos livros didáticos do campo de história que são utilizados atualmente. Na busca por um ensino acerca dessa mesma história que paute uma narrativa diversa e inclusiva, confrontando a narrativa hegemônica oficializada, foi elaborada uma sequência didática que apresenta outros meios para que essa mesma história seja contada, priorizando contextos locais e principalmente aqueles em que os discentes estão inseridos.
Abstract: The official history of Brasília, as told in formal education settings, recounts a unique and privileged narrative that points to a few “heroes” who conceived and executed the splendid dream of changing the capital of Brazil. This hegemonic narrative is widely reproduced through a plot that has been constructed since the time of Brasília’s founding and inauguration, with the aim of establishing an efficient and timeless justification. In this sense, the process by which the so-called official history is constructed and reproduced was investigated, and whether it is presented within the guiding document for basic education in the Federal District, the Currículo em Movimento, and also in the history textbooks currently used. In the search for a teaching about this same history that bases a diverse and inclusive narrative, confronting the official hegemonic narrative, a didactic sequence was developed that presents other means for this same history to be told, prioritizing local contexts and especially those in which students are inserted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.