Título: | Além do Plano Piloto : o ensino da história de Brasília sob um olhar descentralizado |
Autor(es): | Moreira, Matheus Elias Santos |
Orientador(es): | Almendra, Renata Silva |
Assunto: | Educação básica Brasília (DF) - história Currículo escolar Material didático |
Data de apresentação: | 16-Set-2024 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | MOREIRA, Matheus Elias Santos. Além do Plano Piloto: o ensino da história de Brasília sob um olhar descentralizado. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A história de Brasília oficializada e contada nos espaços de educação formal,
remontam uma narrativa única e privilegiada que aponta para alguns poucos “heróis”
que idealizaram e executaram o esplêndido sonho de mudança de capital do Brasil.
Essa narrativa hegemônica é reproduzida amplamente através de um enredo
montado desde a época da fundação e inauguração de Brasília, sob a ótica de se
estabelecer uma justificativa eficiente e atemporal. Neste sentido, foi investigado o
processo no qual é construída e reproduzida a dita história oficial e se ele se
apresenta dentro do documento norteador da educação básica do Distrito Federal, o
Currículo em Movimento, também nos livros didáticos do campo de história que são
utilizados atualmente. Na busca por um ensino acerca dessa mesma história que
paute uma narrativa diversa e inclusiva, confrontando a narrativa hegemônica
oficializada, foi elaborada uma sequência didática que apresenta outros meios para
que essa mesma história seja contada, priorizando contextos locais e principalmente
aqueles em que os discentes estão inseridos. |
Abstract: | The official history of Brasília, as told in formal education settings, recounts a unique
and privileged narrative that points to a few “heroes” who conceived and executed
the splendid dream of changing the capital of Brazil. This hegemonic narrative is
widely reproduced through a plot that has been constructed since the time of
Brasília’s founding and inauguration, with the aim of establishing an efficient and
timeless justification. In this sense, the process by which the so-called official history
is constructed and reproduced was investigated, and whether it is presented within
the guiding document for basic education in the Federal District, the Currículo em
Movimento, and also in the history textbooks currently used. In the search for a
teaching about this same history that bases a diverse and inclusive narrative,
confronting the official hegemonic narrative, a didactic sequence was developed that
presents other means for this same history to be told, prioritizing local contexts and
especially those in which students are inserted. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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