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dc.contributor.advisorRocha, Maria Zélia Borba-
dc.contributor.authorFonseca, Maria Olívia da Silva-
dc.identifier.citationFONSECA, Maria Olívia da Silva. As lições da pandemia para a gestão escolar. 2024. 154 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO tema da seguinte monografia é a gestão escolar, tendo como objeto de estudo as lições da pandemia do Covid 19 nos anos de 2020 e 2021, para as gestões dos Centros de Ensino Fundamental do Distrito Federal nos anos seguintes de 2022 e 2023. O problema que norteou a pesquisa é como a pandemia do Covid 19 impactou nos procedimentos de gestão dos Centros de Ensino Fundamental públicos do Distrito Federal. O aporte teórico utilizado foi a gestão educacional com os autores clássicos brasileiros: Tratemberg, Paro, Lück, Oliveira e Hora, por intermédio dos conceitos de gestão educacional e de gestão democrática. Alinhada com o pensamento de Tratemberg, utilizou-se a metodologia compreensiva, afim de se atingir o significado da gestão escolar em contexto pandêmico e os legados desta para o período póspandêmico. As técnicas utilizadas foram a análise de fontes primárias e entrevistas com gestores de 13 unidades escolares da rede pública do Distrito Federal. Os principais resultados apontam, principalmente, para as dificuldades de aprendizagem dos estudantes no período pandêmico e dificuldades dos docentes com o uso das tecnologias digitais. No período pós-pandêmico, os resultados mostraram a fragilidade emocional dos docentes e discentes, dificuldades de ressocialização e que o emprego das novas tecnologias digitais não se manteve, em média, no presencial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar - Distrito Federalpt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.titleAs lições da pandemia para a gestão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-12T10:52:15Z-
dc.date.available2024-11-12T10:52:15Z-
dc.date.submitted2024-09-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40474-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The theme of the following monograph is school management, with the object of study being the lessons of the Covid 19 pandemic in the years 2020 and 2021, for the management of Elementary Education Centers in the Federal District in the following years 2022 and 2023. The problem that guided the research is how the Covid 19 pandemic impacted the management procedures of public Elementary Education Centers in the Federal District. The theoretical support used was educational management with the classic Brazilian authors: Tratemberg, Paro, Lück, Oliveira and Hora, through the concepts of educational management and democratic management. In line with Tratemberg's thinking, the comprehensive methodology was used in order to reach the meaning of school management in a pandemic context and its legacies for the post-pandemic period. The techniques used were the analysis of primary sources and interviews with managers from 13 public school units in the Federal District. The main results point, mainly, to students' learning difficulties during the pandemic period and teachers' difficulties with the use of digital technologies. In the post-pandemic period, the results showed the emotional fragility of teachers and students, difficulties in resocialization and that the use of new digital technologies was not maintained, on average, in person.pt_BR
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